Histórico escolar pode ser critério de seleção para Fatecs e Etecs após pandemia
Coordenador do Centro Paula Souza admitiu que haverá uma análise quanto aos resultados deste ano e depois, uma decisão definitiva sobre o assunto
O Centro Paula Souza (CPS) pode optar pela análise do histórico escolar para selecionar alunos para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mesmo após o período da pandemia do novo coronavírus.
A autarquia do governo de São Paulo anunciou nesta semana que vai utilizar esse método nos processos seletivos do segundo semestre de 2020, sem a realização de provas presenciais ou online, como normalmente acontece. Em razão da pandemia de Covid-19, o CPS tomou a decisão para manter o distanciamento social e preservar a saúde dos candidatos.
À CNN, Almério Melquíades de Araújo, professor e coordenador do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, disse que, a princípio, o histórico escolar será utilizado somente neste momento. Mas ele ressaltou que uma equipe vai analisar os resultados e verificar, por exemplo, se houve uma maior participação de estudantes de escolas públicas no processo.
Assista e leia também:
Em enquete, 50% dos estudantes votam por adiamento do Enem para maio de 2021
USP, Unicamp e Unesp aguardam data do Enem para decidir se adiam vestibulares
Dependendo do resultado, a instituição vai “tomar uma decisão sobre manter esse processo de seleção ou voltar ao anterior”, afirmou Araújo.
Como será o critério de seleção
Ele explicou que a seleção por histórico escolar vai considerar apenas as notas de português e matemática dos candidatos inscritos e não, de todo o quadro curricular. Para os que vão se inscrever nas Etecs, as notas avaliadas serão as do 1º ano do ensino médio. Já para os que vão se inscrever nas Fatecs, serão consideradas as notas do 3º ano do ensino médio.
No caso de alunos que cursaram escola pública, haverá um acréscimo de 10% na pontuação. Para aqueles que se declararem afrodescendentes, o aumento será de 3%. Vale ressaltar que se o candidato atender aos dois critérios, terá 13% acrescido em sua nota.
Em caso de pessoas com a mesma nota, “um dos critérios de desempate será a maior nota em português”, disse Araújo.
Processo virtual
As inscrições para as Fatecs vão de 8 de julho até 15h do dia 22 de julho, e para as Etecs, de 7 de julho até 15h de 21 de julho. Elas serão feitas somente nos sites oficiais das provas e os alunos deverão enviar os históricos escolares digitalizados por meios desses canais.
Questionado sobre como o CPS pretende combater possíveis fraudes nesses documentos, Araújo disse que a instituição vai contar com a colaboração da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Além disso, a Secretaria Estadual de Educação, as Fatecs e as Etecs auxiliarão na checagem das informações fornecidas pelos alunos.
O Centro Paula Souza (CPS) acredita que conseguirá analisar os históricos escolares de todos os inscritos dentro do prazo previsto. As listas de classificação geral das Etecs serão divulgadas nos dias 3 e 7 de agosto, dependendo do curso. No caso das Fatecs, as listas sairão nos dias 10 e 13 de agosto.