Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relatório final sobre cassação de Jairinho será apresentado na sexta-feira (18)

    Jairo Souza Santos Júnior pode ser o primeiro vereador cassado pela Câmara Municipal do Rio

    Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro

    O vereador Luiz Carlos Ramos (PMN), relator do processo de cassação do vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), informou à CNN que entregará seu relatório final na próxima sexta-feira (18), às 10h30. O processo corre no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio.

    Após o recebimento do relatório, com o voto do relator contrário ou a favor da cassação parlamentar de Jairinho, o parecer terá que ser publicado no Diário Oficial. Segundo Luiz Carlos, isso deve ocorrer na segunda-feira (21). Após a publicação, a defesa de Jairinho terá até cinco dias úteis para apresentar manifestações, caso assim o queira fazer.

    Logo após, o Conselho de Ética terá outros 5 dias úteis para votar o parecer. Caso seja aprovado, através de maioria absoluta, a decisão do Conselho será encaminhada ao plenário para aprovação. Neste caso, se o Conselho tiver votado pela cassação do mandato de Jairo, serão necessários dois terços de votos favoráveis em plenário para que ele perca seu mandato.

    A intenção do Conselho é finalizar este processo que definirá o destino político de Jairinho antes do recesso parlamentar, em julho deste ano. Jairinho pode ser o primeiro vereador cassado pela Câmara do Rio.

    Jairinho é acusado de matar seu enteado, o menino Henry Borel, de 4 anos, com a participação da namorada Monique Medeiros, mãe de Henry. Ambos estão presos desde abril deste ano.

    As defesas de Jairo e de Monique negam as acusações e afirmam que seus clientes são inocentes. O advogado de Monique, inclusive, já entrou com um pedido na Justiça do Rio para que seja revogada a prisão preventiva da mãe de Henry Borel.

    Tópicos