Só o tempo vai dizer se mudanças aumentarão acidentes, diz diretor do Detran-SP
Ernesto Mascellani Neto analisou as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, principalmente a alteração que amplia o limite de pontos na carteira para 40
Começa a valer nesta segunda-feira (12) as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran SP, apesar das alterações aumentarem o limite de pontos na carteira de motorista (de 20 para 40), não é possível afirmar se os acidentes também aumentarão.
“Só o tempo vai dizer se as mudanças vão aumentar os acidentes, o importante é manter a consciência no trânsito. As fiscalizações vão continuar a acontecer e o Detran continua apoiando essas ações para oferecer maior segurança para o cidadão,” disse Mascellani.
O diretor-presidente do Detran-SP também classificou como normal as mudanças no código, e disse que as próximas alterações deveriam se focar em deixar o texto da legislação mais simples.
“O código de trânsito é de 1998 e já foi alterado 36 vezes. Minha crítica é que ele deveria ser mais simples, seria mais fácil das pessoas entenderem, deixando de lado alguns pontos técnicos”, explicou.
Mudanças
Aprovado em outubro de 2020, o dispositivo traz 57 alterações sobre o Código de Trânsito Brasileiro com mudanças nos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e na punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas. Veja todos os pontos alterados.