Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Políticos, OMS: a repercussão sobre o diagnóstico de Covid-19 de Bolsonaro

    Presidente confirmou, nesta terça-feira, que testou positivo para o novo coronavírus

    Sinara Peixoto, da CNN, em São Paulo

    Políticos, aliados, ex-aliados e autoridades repercutem, na tarde desta terça-feira (7), a confirmação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), testou positivo para Covid-19.

    Em entrevista à CNN, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que não teve contato com Bolsonaro na última semana. “Não tive contato com o presidente. Faz uma semana que não tenho contato com ele. Não, estou aguardando ainda. Não sei se ele já divulgou o resultado, né. Aguardando. Vamos lá. Esperando”, declarou.

    Leia também:

    Veja o exame que confirmou que Bolsonaro está com o novo coronavírus

    Cinco ministros que estiveram com Bolsonaro fazem testes de Covid-19 no Planalto

    O ex-ministro da Justiça Sergio Moro também se manifestou. Por meio do perfil que mantém no Twitter, desejou melhoras a Bolsonaro. “Sobre a informação de que o Presidente testou positivo para Covid-19, só cabe desejar a ele plena recuperação”, disse o ex-aliado.

    Sergio moro bolsonaro
    Bolsonaro confirmou que testou positivo para Covid-19 na tarde desta terça-feira
    Foto: Reprodução/ Twitter @SF_Moro

    O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, desejou melhoras ao presidente e pediu respeito à diversidade. “Uma sociedade livre não se constrói com ódio e intolerância, mas com respeito à diversidade”, disse em nota. “Desejamos o pronto restabelecimento do presidente Jair Bolsonaro e dos demais brasileiros que enfrentam hoje a Covid-19. Somente um processo de pacificação cicatrizará as feridas deixadas por essa pandemia”.

    No Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, também se manifestou. “Desejo ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e aos brasileiros com diagnóstico de Covid-19 uma rápida recuperação. A Ucrânia apoia o Brasil na luta contra as consequências em larga escala da pandemia”, escreveu.

    O candidato à Presidência em 2018, Fernando Haddad, desejou que todos os que contraíram a doença se recuperem, “inclusive Bolsonaro”. “Lamento pelos mais de 1,6 milhão de infectados e pelo fato de termos entre nós o pior gestor de crise do mundo. Desejo que todos se restabeleçam, inclusive Bolsonaro. Aos familiares dos que se foram em meio ao descaso do governo, meus sinceros sentimentos”, disse.

    OMS

    Durante a coletiva de imprensa no início da tarde, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a entidade espera que Bolsonaro tenha uma rápida recuperação. “Esperamos que sua excelência, o presidente, esteja bem e se recupere rapidamente. Espero que os sintomas sejam leves e que esteja de volta à ativa o quanto antes para apoiar seu país”, declarou.

    Tedros aproveitou para reafirmar que as nações precisam se unir para enfrentar o novo coronavírus. “As divisões serão uma vantagem para o vírus, não somente no Brasil, mas em toda a América Latina, que não parece bem, e a América do Norte, exceto o Canadá, que está indo melhor. Estamos preocupados”, afirmou.

    Exame de Bolsonaro
    Exame confirma que Jair Bolsonaro testou positivo para Covid-19
    Foto: Reprodução

    Na mesma coletiva, Michael Ryan, diretor de Emergências da OMS, também repercutiu a confirmação do resultado do exame de Bolsonaro para a Covid-19. “Ninguém está protegido deste vírus. Isso mostra que todos somos vulneráveis”.

    Governadores e parlamentares

    Em uma live organizada por um grupo de investidores, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), comentou a notícia. “Espero que presidente esteja bem e rapidamente retome suas atividades. Importante que tenhamos presidente organizando o governo, a pauta, a relação com os outros Poderes”, disse. Maia ainda afirmou que é preciso “conviver com o vírus”, até que a vacina seja descoberta.

    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) se pronunciou pelo perfil que mantém no Twitter. “Desejo pronta recuperação ao Presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado com COVID-19. Que ele siga as orientações da medicina e, em breve, esteja restabelecido”, disse por meio da conta que mantém no Twitter.

    O chefe do Executivo no Rio, Wilson Witzel (PSC), também expressou votos de melhora. “Desejo ao presidente Jair Bolsonaro pronta recuperação. Também fui atingido pela Covid-19 e, seguindo as recomendações médicas, estou certo de que ele irá se recuperar brevemente”, disse.

    Alessandro Molon (PSB), líder da oposição na Câmara, condenou a postura de Bolsonaro durante a entrevista em que confirmou estar infectado com o novo coronavírus.”Mesmo com coronavírus, Bolsonaro dá mau exemplo! 1. Fala perto de repórteres; 2. Faz propaganda de remédio sem eficácia comprovada; 3. Recomenda cloroquina + azitromicina = altamente tóxico; 4. Mente ao dizer que só é grave para doentes e idosos. São 65 mil mortos. IRRESPONSÁVEL”, disse.

    Molon
     
    Foto: Reprodução/ Twitter

    Randolfe Rodrigues (Rede) desejou melhoras, mas também ironizou a conduta adotada pelo presidente durante a pandemia. “Bolsonaro promoveu aglomerações. Vetou a obrigatoriedade das máscaras. Minimizou os efeitos da covid-19 diante de mais de 65 mil mortos. Hoje, após anúncio de seu teste positivo, tirou a máscara e expôs os jornalistas”, disse.

    “De tão aliado do Coronavírus, Bolsonaro e ele viraram um só. Mas, assim como para os milhares de brasileiros infectados, desejamos o restabelecimento da saúde de Bolsonaro. E que em seu retorno, aprove as medidas e implemente políticas de contenção do vírus no Brasil. É o mínimo que esperamos” concluiu o líder da Rede no Senado.

    A deputada ex-aliada do presidente, Joice Hasselman, disse que é certo que o presidente deve ter contaminado muitas outras pessoas e pediu responsabilidade. “O PR Jair Bolsonaro descuidou de sua saúde, boicotou o uso de máscara e o isolamento social. Foi irresponsável com ele e com os outros. Está com o Coronavírus e certamente contaminou mtos outros. Agora o mínimo q tem que fazer é ficar ISOLADO até que se cure. Seja responsável, PR”, escreveu no Twitter.

    Ministros

    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que o presidente mantém bom estado de saúde e desejou melhoras. “Desejo ao presidente Jair Messias Bolsonaro uma rápida recuperação! Estamos todos em oração”, escreveu.

    Tarcísio Gomes, chefe da pasta de Infraestrutura, ecoou os votos. “Registro aqui o meu desejo de pronto restabelecimento ao nosso presidente Jair Bolsonaro. Que logo esteja plenamente recuperado para viajarmos por esse Brasil inaugurando as obras que seguem a sua orientação: levar dignidade aos brasileiros de todos os cantos”, desejou.

    Mário Frias, secretário especial da Cultura, prestou solidariedade ao presidente e disse ter sido testado para o vírus hoje —o resultado foi negativo. 

    (Com informações de Noely Menezes, Téo Cury, Anna Satie e Julyanne Jucá, da CNN)

    Tópicos