Oito clubes brasileiros garantem vaga na Libertadores; veja os classificados
Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras estão na fase de grupos; Grêmio ou Fluminense podem fugir de fase prévia, que Santos jogará
Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2020, conquistado pelo Flamengo, foram definidos também os clubes classificados para a Copa Libertadores e para a Copa Sul-Americana.
Flamengo, Internacional, Atlético-MG e São Paulo, os quatro primeiros colocados do Brasileirão, além do Palmeiras, atual campeão do torneio continental, já estão garantidos na fase de grupos da competição.
Fluminense e Grêmio – 5º e 6º no Campeonato Brasileiro, respectivamenete – também garantiram, ao menos, uma vaga na fase preliminar da Libertadores.
Um dos dois, no entanto, passará automaticamente para a fase de grupos depois da final da Copa do Brasil enquanto o outro enfrentará o Ayacucho, do Peru, na fase 2 da competição.
Isso porque a final da Copa do Brasil – cujo campeão garante uma vaga na Libertadores – será entre o próprio Grêmio e o Palmeiras, já classificado para a Libertadores por ser o atual campeão continental.
Se o time paulista ganhar, a vaga direta fica com o tricolor carioca. Se o Grêmio vencer, então será o próprio tricolor gaúcho que escapará das fases prévias da Libertadores.
Oitavo colocado no Brasileiro, o Santos também garantiu uma vaga na Libertadores. O clube entrará na segunda fase e jogará com o Deportivo Lara, da Venezuela.
Os confrontos prévios da Libertadores foram definidos no começo de fevereiro pela Conmebol. Já os grupos serão sorteados em 9 de abril. Os confrontos da competição começam em 20 de abril.
Veja todos os clubes brasileiros que jogarão a Libertadores em 2021:
- Flamengo (fase de grupos)
- Internacional (fase de grupos)
- Atlético-MG (fase de grupos)
- São Paulo (fase de grupos)
- Palmeiras (fase de grupos)
- Fluminense (fase de grupos/fase 2)
- Grêmio (fase de grupos/fase 2)
- Santos (fase de 2)
Copa Sul-Americana
O fim do Brasileirão 2020 também confirmou os seis clubes brasileiros que disputarão a Copa Sul-Americana.
Neste ano, do 9º ao 14º colocado no torneio nacional garantiram vaga para a competição. São eles, respectivamente: Athletico-PR, Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético-GO e Bahia.