Correspondente Médico: Halo que protege crânio pode ter salvo a vida de Grosjean
Neurocirurgião Fernando Gomes explicou como funcionou a proteção do corpo do piloto Romain Grosjean no acidente ocorrido no GP do Bahein
No quadro Correspondente Médico desta segunda-feira (30), o neurocirurgião Fernando Gomes explica como funciona o equipamento de segurança que salvou a vida do piloto Romain Grosjean após um acidente gravíssimo no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1. O carro se separou em duas partes e pegou fogo imediatamente, mas ele conseguiu se soltar do equipamento, pular a barreira de proteção e ser socorrido.
“Existe uma estrutura chamada Halo, que foi incorporada desde 2018, que permite que a cabeça do piloto esteja protegida, além da utilização do capacete. Isso faz com que você consiga evitar que o impacto direto aconteça sobre o crânio, o que poderia provocar a morte. Esse equipamento pode ter sido um ponto estratégico para que ele conseguisse sair em meio às chamas”, disse.
Leia também:
F1: Pietro Fittipaldi substituirá Romain Grosjean no GP de Sakhir
Em acidente grave, carro de F1 se parte ao meio e pega fogo no Bahrein
GP do Bahrein: Hamilton vence corrida marcada por acidente grave e capotagem
A estrutura fica em frente ao rosto dos pilotos. “Com um sistema de frenagem e evitando sobretudo o impacto direto, a gente tem uma proteção adicional que pode garantir a segurança”, continua.
(Publicado por: André Rigue)