Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Republicano morto por Covid-19 é provável vencedor de eleição na Dakota do Norte

    Resultados prévios mostram vitória de David Andahl, morto em 5 de outubro, para a Câmara estadual

    Por Harmeet Kaur, da CNN

    David Andahl, um empresário e fazendeiro da Dakota do Norte, morreu em 5 de outubro em decorrência da Covid-19. E cerca de um mês depois, resultados prévios indicam que ele foi eleito para a Câmara estadual.

    O candidato republicano deve ganhar uma das duas cadeiras entre quatro candidatos na disputa pelo 8º distrito de Dakota do Norte. Ele recebeu cerca de 35,53% do total de votos, de acordo com resultados não oficiais do estado. O outro candidato do Partido Republicano, Dave Nehring, deve ganhar a outra cadeira, com cerca de 40,72% dos votos.

    A morte de Andahl em outubro levantou questões sobre o que aconteceria caso ele vencesse a eleição realizada nesta semana. O procurador-geral de Dakota do Norte emitiu uma opinião que indica que o Partido Republicano do distrito deverpa nomear um representante para preencher o lugar vago.

    Leia também:
    Acompanhe a apuração da eleição nos EUA em tempo real

    Aborto, drogas e nova bandeira: as outras questões votadas nas eleições dos EUA

    A família de Andahl anunciou que ele havia morrido do vírus em um comunicado na página de sua campanha no Facebook no mês passado. Ele tinha 55 anos.

    “Nosso amado filho David faleceu ontem após uma curta batalha contra a Covid-19”, dizia a declaração de 6 de outubro. “Ele era muito cauteloso, especialmente porque tinha alguns problemas de saúde, mas não foi capaz de evitar essa doença. Estamos com o coração partido e pedimos que ele seja lembrado não por como morreu, mas por como viveu.”

    A morte de Andahl ocorre no momento em que Dakota do Norte está lidando com um número alarmante de infecções do novo coronavírus. Os casos no estado têm aumentado constantemente desde meados de agosto e, na terça-feira, o estado atingiu um pico em sua média de sete dias de novos casos diários.

    Natural de Bismarck, o candidato era fazendeiro e motorista profissional aposentado, de acordo com seu obituário em jornal local. Ele passou 16 anos na Comissão de Planejamento e Zoneamento do Condado de Burleigh, presidindo essa comissão por oito anos.

    Andahl derrotou o antigo deputado estadual em exercício, Jeff Delzer, nas primárias de junho, com o apoio do governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, e do senador americano Kevin Cramer.

    “Estou me unindo ao Partido Republicano do Distrito 8 e ao governador Doug Burgum para endossar David Andahl porque precisamos de mais republicanos apoiadores de Trump na Assembleia Legislativa”, disse Cramer em um comunicado no início deste ano. “Eu sei que David Andahl apoiará nossos produtores agrícolas e lutará pelo carvão.”

    A família do candidato agradeceu aos apoiadores que desempenharam um papel em sua candidatura à Câmara estadual.

    “Ele é servidor público há muitos anos e anseia pela oportunidade de servir na legislatura estadual”, disse sua família em um comunicado. “Estamos tristes que seu desejo não se cumprirá. Agradecemos a todos vocês que apoiaram David no passado e pedimos seu apoio e orações contínuas enquanto fazemos os preparativos para celebrar sua vida.”

    A vitória eleitoral póstuma de Andahl, embora relativamente rara, não é inédita.

    Dennis Hof, o dono do bordel de Nevada, ganhou uma disputa para a legislatura estadual nas eleições de meio de mandato de 2018 cerca de três semanas depois de sua morte. Desde 2000, pelo menos cinco outros candidatos também venceram as eleições após morrer.

     

    Tópicos