Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Festival de Cannes não acontecerá em ‘formato convencional’ neste ano

    Um dos principais eventos da indústria do cinema, festival estava previsto para acontecer entre 12 e 23 de maio

    Da CNN

    O Festival Internacional de Cinema de Cannes não acontecerá em seu formato convencional neste ano devido à pandemia de coronavírus, anunciaram os organizadores nesta terça-feira (14). Eles disseram que continuam a estudar alternativas para a realização do evento.

    Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer entre 12 e 23 de maio. No entanto, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na segunda-feira (13) que prorrogará a quarentena nacional até 11 de maio, e que eventos públicos, como festivais, não poderão acontecer até meados de julho.

    É durante o festival que é concedida a Palma de Ouro, uma das premiações mais importantes da indústria do cinema. Em 2019, dois filmes brasileiros foram laureados: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, venceu o Prêmio do Júri; e A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, foi considerado o melhor filme da categoria Um Certo Olhar.

    De acordo com os últimos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o país tem 97.050 casos confirmados e 14.946 mortes pela COVID-19.

    Leia também:

    Número de mortos por coronavírus na França ultrapassa o da China

    “Após o comunicado do presidente francês, reconhecemos que o adiamento do 73º Festival Internacional de Cinema de Cannes, inicialmente cogitado entre o final de junho e o início de julho, não é mais uma opção”, disse a organização em comunicado. “É difícil supor que o Festival de Cannes pode ser realizado neste ano em sua forma original.”

    Os organizadores também disseram, porém, que iniciaram debates com profissionais do cinema na França e no exterior.

    “Eles concordam que o Festival de Cannes, um pilar essencial da indústria do cinema, precisa explorar todas as contingências, para que Cannes 2020 seja real de uma forma ou de outra”, acrescentaram, sem detalhar as opções possíveis.

    Com informações da Reuters

    Tópicos