Herbert Vianna vence prêmio da União Brasileira de Compositores
Prêmio da UBC já homenageou os compositores Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento
O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado nesta quarta-feira (7). E nesta data especial, a União Brasileira dos Compositores (UBC) premiou o cantor Herbert Vianna, de Os Paralamas do Sucesso, como o compositor do ano pelo conjunto de sua obra, que soma 245 músicas em 40 anos de carreira.
Em entrevista à CNN, Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, comentou um pouco sobre o prêmio, que já homenageou em anos anteriores Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento.
O prêmio UBC está em sua 4ª edição e, segundo Marcelo Castello Branco, o escolhido passa por uma avaliação da diretoria.
“A escolha do ganhador é uma decisão conjunta da diretoria da UBC, levando em conta vários fatores, como tamanho e relevância da obra, tempo de filiação na UBC e idade”, afirmou. E completa: “Mas é sempre muito difícil escolher, muitos são merecedores e cada homenageado representa a todos os compositores brasileiros.”
Leia também:
Maestro João Carlos Martins se emociona ao tocar piano com luvas biônicas
Questionado sobre os motivos que levaram à criação do prêmio, o diretor relembrou que o objetivo era valorizar os compositores.
“Criamos o prêmio porque sentimos a necessidade de valorizar o trabalho do autor, que é o começo de tudo. Existem muitos prêmios, e justos, para os intérpretes, mas precisamos falar do autor e de sua importância. O Herbert, foi o mais jovem a receber o prêmio. Ele recebeu a notícia esfuziante e o beijou várias vezes. Com a alegria e reconhecimento de ser um dos grandes, ao lado de tantos outros como Gil, Erasmo e Milton, que já o receberam e muitos que já temos na cabeça para os próximos anos.”
Documentário
A estreia do documentário ‘Herbert Vianna’ acontece nesta quarta-feira (7). Grandes nomes da cultura nacional, que fizeram parte da trajetória de Herbert, participarão através de mais de 70 depoimentos em homenagem ao artista, falando de sua história e cantando versões inéditas de sua obra. O documentário será transmitido por meio do canal oficial da UBC no YouTube.
Uma parte do documentário foi apresentado com exclusividade à CNN Brasil, em que o Herbert Vianna comentou sobre a alegria de receber o prêmio: “Eu tenho uma honra com todas as letras maiúsculas e todos os pontos de exclamação de receber e de agradecer esse prêmio – Valeu UBC!”