Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Joe Biden e Giorgia Meloni discutem China e Ucrânia em Washington

    Presidente dos Estados Unidos e primeira-ministra italiana também trataram de acordos comerciais, que envolvem bilhões de dólares 

    Da Reuters

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na Casa Branca nesta quinta-feira (27), e no topo da agenda estavam a guerra na Ucrânia e o comércio e as relações da Itália com a China.

    A primeira mulher a se tornar chefe de governo da Itália chegou ao poder em outubro passado e está buscando exercer um papel assertivo no exterior, enquanto planeja o próximo mandato da Itália na Presidência do Grupo dos 7 (G7) em 2024.

    Ela e sua coalizão de direita têm defendido posições sobre o aborto e os direitos LGBTQ fortemente contrárias às de Biden, um democrata que usou os resultados das eleições italianas do ano passado como uma ocasião para alertar colegas liberais e progressistas sobre os perigos enfrentados pelas democracias do mundo.

    “Nossas relações são fortes”, disse Meloni com Biden ao seu lado no Salão Oval. “Elas atravessam governos e permanecem sólidas independentemente de suas cores políticas. Sabemos quem são nossos amigos em tempos difíceis.”

    Suécia diz ser alvo de fake news apoiada pela Rússia

    Meloni também usou sua primeira viagem a Washington para passar um tempo no Capitólio, onde suas reuniões incluíram uma visita ao presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy.

    Roma e Washington enfatizaram que a viagem é uma oportunidade para reafirmar uma forte parceria entre os países, incluindo bilhões de dólares em ajuda militar e outros tipos de auxílio que o Ocidente forneceu à Ucrânia em sua guerra contra a Rússia desde 2022.

    Washington espera que a aliança do Ocidente contra a invasão da Ucrânia pela Rússia ajude a impedir a China de mudar o status quo em Taiwan e na região do Pacífico.

    (Reportagem de Andrea Shalal e Trevor Hunnicutt em Washington e Angelo Amante em Roma; Reportagem adicional de Katharine Jackson)