Por que Barcelona usou o apelido “Tigrinho” para anunciar Vitor Roque
Alcunha tem origem na família do atacante de 18 anos, contratado pelo clube catalão
O Barcelona anunciou nesta quarta-feira (12) a contratação do atacante brasileiro Vitor Roque, do Athletico-PR, de 18 anos, e utilizou um apelido para se referir ao jogador que causou estranheza em algumas pessoas nas redes sociais: “Tigrinho”.
No vídeo em que anuncia o reforço, o Barça utiliza imagens de um tigre de verdade, fala sobre a ferocidade e a velocidade do animal, e encerra o material com uma declaração do próprio Vitor Roque: “O Tigrinho é culer”.
Mas de onde vem esse apelido?
Filho de Tigrão, Tigrinho é
A origem da alcunha está no pai do atleta, Juvenal, que também foi jogador no futebol amador de Minas Gerais e era chamado de “Tigrão” pelos amigos. Naturalmente, o filho de Tigrão virou Tigrinho.
Vitor Roque, inclusive, começou nas categorias de base do América-MG como volante, posição em que o pai jogava. Depois, tornou-se meio-campista e seguiu avançando no campo até se firmar no ataque.
O apelido parece ter feito sucesso na Catalunha. Além do próprio Barcelona, os dois principais jornais esportivos catalães, “Mundo Deportivo” e “Sport”, já utilizam o nome para se referir ao novo reforço do Barça.
A previsão é que Vitor Roque se apresente ao clube em 2024 — até lá deverá seguir no Athletico-PR. O contrato assinado com o Barcelona vai até a temporada 2030/2031.