Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Entenda quais são os riscos da septicemia, como no caso de Stênio Garcia

    Especialista explica que condição é mais preocupante em idosos e exige avaliação médica imediata

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN , São Paulo

    Aos 91 anos de idade, o ator Stênio Garcia foi internado no último sábado (1), após sentir dores nas pernas. O diagnóstico é septicemia, também conhecida como sepse – um quadro grave de infecção com elevação dos níveis de leocócitos.

    “Seus sinais vitais estão ótimos, respira sem ajuda de aparelhos e está em tratamento para eliminar a bactéria”, diz o comunicado emitido pela assessoria de imprensa, que também informa que ele está sendo medicado com antibióticos para acabar com a infecção e que o médico proibiu visitas até que apresente melhora.

    A mulher do ator aproveitou o momento para afastar qualquer relação entre a harmonização facial realizada por Stênio em junho.

    “Está descartada a relação com procedimentos estéticos realizados há 1 mês”, comunicou Mari Saad, em sua conta do Instagram.

    Para idosos, a septicemia é mais perigosa?

    Para o infectologista e médico sanitarista no OTO/Kora Saúde, Álvaro Madeira Neto, se tratando de idosos, a condição médica exige atenção imediata.

    “A sepse pode levar à disfunção de múltiplos órgãos e, eventualmente, à morte. A Organização Mundial de Saúde [OMS] declarou tal infecção como prioridade de saúde global, especialmente pelo número de casos”, conta.

    O médico ainda explica que, em 2017, houve cerca de 49 milhões de casos e 11 milhões de mortes relacionadas em todo o mundo.

    “Existe a incidência de aumento de casos, que pode estar atribuída a vários fatores, como o aumento da expectativa de vida média, especialmente em países ocidentais, além do número alto de procedimentos invasivos que estão acontecendo no mundo todo”.

    Para o especialista, sem todos os elementos adequados para uma avaliação clínica, é impossível falar com precisão sobre a existência da relação entre a doença e o procedimento estético, mas, de toda forma, é importante alertar a população que todo procedimento deve ser feito por profissional habilitado e em ambiente higienizado para que se minimizem os riscos.

    De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), estima-se que 400 a 500 mil novos casos de sepse são diagnosticados por ano no Brasil, e aproximadamente 55% dos casos (entre 200 a 240 mil) resultam em morte.

    Harmonização facial

    Em junho, Stênio surpreendeu os fãs ao mostrar um novo visual após alguns procedimentos estéticos. Ele realizou harmonização facial e o resultado dividiu opiniões nas redes sociais. Por conta das críticas, a esposa revelou o motivo de o marido ter feito o procedimento.

    “Ele estava com aquela pelanca [abaixo do rosto] caída. Ele fez só para colocar aquilo no lugar, no dia 1º de junho. A gente foi para São Paulo no dia 31. No dia 1º de junho, ele fez a harmonização. Ficou ótimo. Ele estava desinchado e indo na academia”, relatou.

    Tópicos