Brasileiro do Real Madrid B denuncia ataque racista de criança durante jogo
Caso teria acontecido durante partida de acesso à segunda divisão do Campeonato Espanhol no domingo (25)
Mais uma denúncia de ataques racistas toma conta do noticiário esportivo na Espanha. Nesse domingo (25), o lateral brasileiro Vinicius Tobias, do Real Madrid Castilla, foi às redes sociais e publicou um vídeo em que uma criança nas arquibancadas grita “mono” em direção a ele.
Em espanhol, a palavra significa “macaco”.
O caso foi registrado durante partida do Real Castilla contra o Eldense, que disputavam o acesso à Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. O ataque racista do torcedor foi filmado pela transmissão e teria acontecido no momento em que Tobias se preparava para cobrar um lateral.
“O mais triste é quando não esperamos isso de uma criança! Uma criança chamando de mono”, escreveu o jogador ao republicar o vídeo no Instagram. Na sequência, ele ainda publicou um pequeno texto:
“É triste ver os jogadores passando por esses tipos de preconceitos, não foi a primeira vez nem a segunda, isso vem acontecendo diariamente. Vocês não imaginam o quanto isso dói, isso tem que acabar, já passou dos limites. Cores de pele não significam nada, todos nós somos iguais, queremos respeito e isso é o mínimo”, escreveu Tobias.
Em campo, Real Madrid Castilla e Eldense empataram por 3 a 3, após empate por 1 a 1 no primeiro confronto. Nas penalidades, o Eldense venceu e conseguiu acesso à 2ª divisão, enquanto o Real seguirá na 3ª divisão para a próxima temporada.
Vinicius Tobias foi revelado pelo Internacional e vendido ao Shakhtar Donetsk em 2021 sem ter estreado como profissional. Logo na sequência, ele foi emprestado ao Real Madrid Castilla, que defendeu até o fim da temporada 2022/23.
Até o momento, não houve manifestação oficial sobre o caso por parte dos clubes ou da organização do campeonato.
Pelas redes sociais o atleta fez um desabafo.
Casos recorrentes de racismo na Espanha
Já há algum tempo, casos de racismo vêm sendo denunciados frequentemente em estádios de futebol na Espanha. Grande parte deles, inclusive, envolvendo outro brasileiro: Vinicius Jr, jogador do time principal do Real Madrid.
A situação mais recente tinha acontecido em maio, quando torcedores do Valencia também o chamaram de “mono” durante partida da 1ª divisão do Campeonato Espanhol. O caso está sendo julgado pela Justiça local.