Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Santos perde para o Newell’s-ARG e depende de zebra para não cair na Sul-Americana

    Duelo na Vila Belmiro teve confusão entre os jogadores, intervenção decisiva do VAR, apagão dos refletores e gol no final

    Luis Fabianida Itatiaia

    Nesta terça-feira (06), Santos e Newell’s Old Boys se enfrentaram na Vila Belmiro pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em duelo bastante disputado, o time argentino levou a melhor, por 2 a 1.

    Sforza e Portillo pelo Newell’s, e Marcos Leonardo, pelo Santos, foram às redes. O duelo foi recheado de emoção, com confusão entre os jogadores, intervenção decisiva do VAR, apagão dos refletores e gol no final.

    Com a derrota, o Santos fica com quatro pontos e precisará torcer para que o Blooming (BOL), que tem zero ponto na competição, vença o Audax Italiano (CHI) nesta quarta-feira (07). Afinal, uma vitória dos chilenos eliminam o Santos da Sul-Americana.

    Artilheiro na área

    Ao contrário do esperado, Marcos Leonardo iniciou o duelo contra o Newell’s como titular no ataque do Peixe. O jogador, vale lembrar, perdeu as últimas partidas por disputar o Mundial Sub-20 junto à Seleção Brasileira, na Argentina.

    O centroavante se posicionou na referência do ataque alvinegro, deixando as beiradas com Soteldo e Marcos Leonardo. Lucas Lima, mais atrás, era responsável por municiar os jogadores do sistema ofensivo.

    Desfalque de última hora

    Ainda antes da bola rolar, o Peixe teve de lidar com um desfalque de última hora no banco de reservas. O atacante Deivid Washington sentiu um desconforto muscular na coxa direita durante o aquecimento e não ficou à disposição para a partida. O jovem foi substituído nos suplentes pelo goleiro Paulo Mazoti.

    A situação poderia ser pior se não fosse o retorno de Marcos Leonardo, pois o Santos ficaria sem centroavantes de ofício para o duelo.

    Conforto x Desespero

    Dentro das quatro linhas, as posturas de Santos e Newell’s não ficaram além daquilo que se esperava antes da bola rolar. Líder absoluto do grupo, o time argentino esteve bastante cauteloso e parecia economizar esforços. Do outro lado, o Santos tinha plena consciência que uma derrota praticamente o eliminaria da Sul-Americana e pareceu nervoso na maior parte das tomadas de decisão.

    A primeira chance clara do jogo, inclusive, saiu dos pés do time visitante. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Recalde ficou cara a cara com João Paulo e finalizou com força, na rede pelo lado de fora.

    Banho de água fria

    Os times já estavam praticamente prontos para irem ao vestiário quando o Newell’s Old Boys abriu o placar. O tento saiu dos pés do meio-campista Sforza, que se aproveitou de bate-rebate na área e estufou as redes de João Paulo aos 46 minutos do primeiro tempo.

    Como já era de se esperar, a reação dos santistas na Vila Belmiro foi de vaiar a equipe na descida do túnel após o apito final do primeiro tempo.

    Acaba a luz na Vila

    Por volta dos 11 minutos do segundo tempo, os refletores da Vila Belmiro tiveram problemas técnicos e apagaram. Com isso, a partida foi paralisada por cerca de 14 minutos, até reestabelecimento das condições normais.

    Neste meio tempo, Odair Hellmann e Heinze aproveitaram para reafirmar algumas instruções aos jogadores em campo.

    Misto de emoções

    O Santos buscou o empate na Vila Belmiro pouco depois dos 30 minutos da segunda etapa. Após cruzamento na área, Marcos Leonardo foi derrubado por Hoyos e sofreu pênalti. Na cobrança, o atacante bateu firme no canto esquerdo e igualou o placar.

    Marcos Leonardo, de pênalti, chegou a empatar o jogo para o Santos, mas o Newell's marcou no fim
    Marcos Leonardo, de pênalti, chegou a empatar o jogo para o Santos, mas o Newell’s marcou no fim / Raul Baretta/ Santos FC

    Menos de três minutos depois, Recalde acertou a trave e deixou o gol aberto para Aguirre colocar os argentinos na frente mais uma vez. O atacante Sordo, que interferiu na jogada, estava em posição de impedimento e causou a anulação do lance pelo VAR.

    Vacilo e golaço

    Odair Hellmann abriu mão da tática e passou a empilhar jogadores de ataque na escalação do Santos, o que expôs bastante o sistema defensivo da equipe. Já aos 51 minutos da segunda etapa, um erro de Soteldo fez o Newell’s reassumir a vantagem.

    Na jogada, o camisa 10 do Peixe tentou toque de efeito e foi desarmado na intermediária. Na sequência, Portillo foi acionado pelo lado esquerdo, trouxe para a perna direita e chutou no ângulo, sem chances para João Paulo.

    Santos 1 x 2 Newell’s Old Boys

    Santos: João Paulo; Nathan (Ângelo), Messias, Luiz Felipe (Maicon) e Lucas Pires (Lucas Barbosa); Alison (Ivonei), Dodi e Lucas Lima; Mendoza (Patati), Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann.

    Newell’s: Hoyos; Mosquera, Guillermo Ortiz, Ditta e Pitton (Martino); Juan Sforza, Gomez e Ferreira (Portillo); Aguirre (Velazquez), Sordo, Recalde. Técnico: Gabriel Heinze.

    Gols: Sforza (46 min 1ºT) e Portillo (51 min 2ºT), do Newell’s; Marcos Leonardo (35 min 2ºT), do Santos.

    Cartões amarelos: Dodi, do Santos; Sforza e Mosquera, do Newell’s

    Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

    Data: 6 de junho de 2023 (terça-feira).

    Local: Vila Belmiro, em Santos.

    Horário: 21h30 (de Brasília).

    Arbitragem: Jesús Valenzuela (VEN).

    VAR: Antonio Garcia (URU).

    Tópicos