Avião presidencial da Argentina faz manobra arriscada em chegada ao país; veja
Piloto Leonardo Barone ignorou as instruções dos controladores de voo, segundo áudios da torre de comando
O novo avião presidencial da Argentina, Tango 01, um Boeing 757-256, fez uma manobra arriscada em sua chegada ao país, no aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, na última quinta-feira (25).
Pintado com as cores da bandeira argentina, a aeronave ficou próxima à pista de pouso e não tocou o solo. Houve uma arremetida, com o piloto realizando uma subida rasante, com a asa esquerda inclinada para baixo antes de retomar a altitude. Ele chegou a ficar 45 metros do chão. Assista abaixo:
AVIÓN PRESIDENCIAL. ¿Acrobacia o aterrizaje abortado? Así fue la primera aproximación del nuevo avión presidencial, el ARG-01 que llegó a reemplazar el Tango-01 pic.twitter.com/5Et0sHvdw8
— Diego Cabot (@diegocabot) May 25, 2023
O Boeing 757-256 custou US$ 22 milhões para o país.
Piloto ignorou instruções
Conforme áudios da torre de controle revelados pelo jornal argentino “Clarín”, o comandante Leonardo Barone, que é secretário-geral de Logística da Secretaria-Geral da Presidência da Argentina, ignorou as instruções dos controladores de voo.
Barone solicitou autorização para descer abaixo de 3.000 pés. Entretanto, a torre pediu para que ele aguardar alguns minutos a liberação do espaço aéreo sobre o aeroporto de San Fernando.
Mas o piloto não entendeu o comando e questionou: “Descida livre para o ARG-01 [prefixo do avião]?” E a controladora argumentou: “Negativo, mantenha 3.000 pés” e prosseguiu: “Mantenha 3.000. Me dê alguns minutos e liberaremos o aeroporto de Sanfer e eu te dou livre descida”.
Mesmo assim, Barone insiste: “Ah, entendi que era descida livre. Estamos mantendo 2.300 pés.”
Em seguida, a torre adverte: “Eu nunca te dei livre descida”.
E o comandante se desculpa: “Perdão, estamos a 3.000 pés. Liberado 3.000 pés”.
*Publicado por Douglas Porto