Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Agora vai? Flu está 100% na Libertadores e pode se classificar nesta quinta

    Fluminense pode antecipar classificação para oitavas com vitória ou combinação de resultados em duas rodadas antes

    Jairo Nascimentoda CNN , São Paulo

    O Fluminense tá quase lá. Nesta quinta (24), o time entra em campo contra o The Strongest, na Bolívia, às 19h. O time pode até sofrer com a altitude do Estádio Hernando Siles, mas tem um trunfo que nenhum outro tem em 2023: é o único com aproveitamento de 100% na Libertadores.

    A vantagem pode trazer a classificação antecipada para as oitavas de final. O Fluminense é líder do grupo D e tem 9 pontos. Todos os demais times tem três pontos e se divergem nas posições apenas pelos critérios de desempate.

    Se ganhar do The Strongest, o Fluzão terá 12 pontos e mesmo se perder os próximos jogos contra River Plate (fora) e contra o Sporting Cristal (casa) ficaria, no mínimo, com a segunda posição do grupo. E tem mais. A liderança, neste caso, seria somente ameaçada com uma enxurrada de gols dos demais times a ponto de desestabilizar o saldo. Atualmente, o Flu divide com o Bolívar o melhor ataque da Liberta, com 9 gols feitos, e tem a segunda melhor defesa da competição. O Tricolor das Laranjeiras tomou dois gols e está atrás do Boca Juniors.

    Até um empate com os bolivianos pode ser bem-vindo. O resultado igual do Flu já lhe garante passagem com uma combinação muito simples. Basta, ou River, ou Sporting, ganhar o jogo desta quinta, às 21h.

    No grupo A, que tem o Racing e o Flamengo, os argentinos chegaram aos 10 pontos com a vitória sobre o Aucas. Ou seja, entre todos os times da Libertadores, o Fluminense tá mais pra lá do que pra cá.

    Momento de “tirar o pé”?

    A agenda de jogos com mais jogos no Brasileiro e Copa do Brasil tem seu preço. Fernando Diniz tem um quebra-cabeça em mãos ao lidar com os desfalques e desgaste.

    Para evitar a fadiga, Diniz poderá montar um time alternativo promovendo o lateral Esquerdinha e o atacante Kauã Elias e poupar Paulo Henrique Ganso e Germán Cano, eles sequer viajaram para o jogo. A ideia é usar titulares no Brasileirão, no próximo domingo, contra o Corinthians.

    4 em 9 vezes

    O Tricolor tem, com esta, 9 participações na Libertadores. De todas, em quatro vezes conseguiu vencer três jogos seguidos.

    A melhor campanha da história do time, em busca do título inédito, foi em 2008. Na fase inicial, o Flu venceu o Arsenal de Sarandí e duas vezes o Libertad. Naquele ano, os cariocas chegaram à final da competição, mas foram superados pela LDU de Quito.

    Em 2012, o Flu superou o Arsenal de Sarandí, Boca Juniors e Zamora FC em três vitórias seguidas. O time caiu nas quartas. No ano passado, foram duas vitórias sobre Millonarios e Olimpia, porém caiu na fase de grupos.

    E, por fim, foram 3 vitórias em 2023: 3×1 contra Sporting Cristal, 1×0 contra o The Strongest e 5×1 contra o River Plate.

    O jogo contra os bolivianos será o segundo da história dos clubes. A primeira partida foi nesta temporada, onde o Flu ganhou de 1×0 do The Strongest, no Maracanã.

    Tópicos