Silvio Berlusconi recebe alta hospitalar após mais de um mês
Ex-premiê italiano foi internado no dia 5 de abril para tratar uma infecção pulmonar ligada à leucemia crônica; seu partido, o Forza Italia, integra a atual coalisão governista
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi recebeu alta do hospital San Raffaele, em Milão, nesta sexta-feira (19), mais de 40 dias após sua internação para tratar uma infecção pulmonar ligada à leucemia crônica.
Berlusconi, de 86 anos, foi levado às pressas para o hospital em 5 de abril e permaneceu na UTI por mais de 10 dias, gerando especulações de que sua vida poderia estar em perigo e atraindo visitas de familiares e amigos.
O canal de notícias SkyTG24 mostrou imagens de Berlusconi sendo levado em uma limusine preta, e uma fonte de seu partido conservador Forza Italia confirmou que o político havia deixado o hospital.
Após sua hospitalização, os médicos disseram que Berlusconi sofre de Leucemia Mielomonocítica Crônica (LMC). Eles não especificaram quando o câncer foi detectado pela primeira vez, dizendo apenas que não é agudo.
A saúde de Berlusconi tem piorado nos últimos anos. Ele passou por uma cirurgia cardíaca em 2016 e foi repetidamente internado no hospital desde que contraiu Covid-19, três anos atrás.
O partido de Berlusconi faz parte da coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni, embora ele não tenha um papel no governo.
Este mês, Berlusconi enviou duas mensagens de vídeo do hospital para membros e apoiadores de seu partido. Ele disse em uma conferência do Forza Italia que está pronto para voltar ao trabalho.