Imbatível na Ilha do Retiro, Sport supera o Coritiba e segue na Copa do Brasil
Leão venceu o Coxa nesta quarta-feira (26) e manteve 100% de aproveitamento como mandante em 14 jogos realizados este ano
O Sport segue imbatível na Ilha do Retiro. Equipe há mais tempo invicta como mandante entre os clubes das Séries A e B do Brasil, o Leão voltou a utilizar o fator casa para superar, desta vez, o Coritiba e avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.
A equipe rubro-negra venceu o Coxa por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, garantindo uma premiação de R$ 3,3 milhões e uma vaga entre os 16 melhores times do principal torneio nacional.
Os gols da vitória pernambucana foram marcadas pelo lateral Ewerton, ainda nos primeiros instantes de jogo, e pelo atacante Wanderson, no segundo tempo. Esta foi o 30º jogo consecutivo do Sport sem perder na Ilha do Retiro e a 14ª vitória consecutiva em 2023 – venceu todos os jogos no estádio.
Quando se contabilizam apenas os jogos na Ilha do Retiro, o Leão já não perde no seu terreno desde 24 de fevereiro do ano passado, pela Copa do Nordeste, quando foi derrotado pelo Botafogo-PB (2 a 1).
Fator surpresa e caldeirão na Ilha
Apenas três dias depois de encerrar um jejum de títulos que vinha desde 2019, com a conquista do Campeonato Pernambucano, a torcida do Sport voltou a fazer a diferença na Ilha do Retiro. Com um bom e barulhento público de 23.105 torcedores, o Leão ganhou um incetivo extra que fez a diferença num jogo bastante equilibrado.
Não em vão, o gol saiu logo nos primeiros instantes do jogo, no calor do tradicional “cazá, cazá” que ecoa no começo de cada partida, com a Ilha do Retiro a pulsar com bastante força.
Além disso, o técnico Enderson Moreira promoveu três mudanças em relação ao time base. Na cabeça de área, sacou Ronaldo Henrique para a entrada do prata da casa Pedro Martins; na lateral esquerda optou por Filipinho em vez de Igor Cariús; e, no ataque, começou com o também atleta da base Paulinho, já que Labandeira e Edinho estavam machucados.
Gol relâmpago e equilíbrio
O Sport não demorou para abrir o placar. Após boa jogada de Filipinho, uma das surpresas da escalação do técnico Enderson Moreira, a bola chegou na esquerda em Luciano Juba. O atacante bateu cruzado e o lateral-direito Ewerthon apareceu como homem surpresa para abrir o placar aos 3 minutos de jogo.
Apesar do susto, o Coritiba se organizou, colocou a bola no chão e freou o ímpeto rubro-negro. O Coxa, entretanto, não conseguiu criar nenhuma chance real de gol. Por outro lado, o Sport voltou a perder duas boas chances com Juba e Vagner Love.
No segundo tempo, o cenário de equilíbrio manteve-se até os 25 minutos. Em contra-ataque veloz, Luciano Juba deu a segunda assistência perfeita, desta vez para Wanderson testar para o gol e dar números finais à vitória do Leão. Até o final, a equipe rubro-negra administrou o resultado sem sustos.
Fim do jejum
A vitória diante do Coxa marcou o fim de um enorme jejum do Sport na Copa do Brasil. A última vitória do Leão no torneio nacional tinha acontecido em 7 de fevereiro de 2018, quando a equipe pernambucana venceu o Santos, do Amapá, por 2 a 1, fora de casa, com dois gols do atacante Leandro Pereira, e avançou à segunda fase.
Nas quatro edições anteriores, no entanto, a equipe rubro-negra somou apenas derrotas e eliminações nas estreias, diante do Tombense-MG (2019), Brusque-SC (2020), Juazeirense-BA (2021) e Altos-PI (2022). A última vez que o Leão chegou às oitavas de finais foi em 2017.
Quando o Sport conhecerá o próximo adversário
Segundo apurou a Itatiaia, Sport e as demais equipes garantidas nas oitavas conhecerão os rivais nesta fase na próxima terça-feira (2), após sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Sport x Coritiba
Sport: Renan; Ewerton, Rafael Thyere, Sabino e Filipinho (Igor Cariús); Fabinho, Pedro Martins (Ronaldo Henrique) e Jorginho (Gabriel Santos); Paulinho (Wanderson), Luciano Juba e Vagner Love (Matheus Vargas). Técnico: Enderson Moreira.
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Bruno Viana e Jamerson; Willian Farias (Bruno Gomes), Trindade e Victor Luís (Liziero); Alef Manga (Zé Roberto), Rodrigo Pinho (Boschilia) e Kaio César (William Pottker). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Gols: Ewerton (2min1ºT) e Wanderson (25min2ºT), do SportCartões amarelos: Jamerson, Caio César (Coritiba)
Público: 23.105
Renda: R$ 449.420,00
Motivo: jogo de volta pela 3ª fase da Copa do Brasil
Data: quarta-feira, 26 de abril de 2023; às 19h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo (VAR): Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)