Comissões do Senado aprovam convites a doze ministros de Lula
Audiências começam a partir de 28 de março e vão até 9 de maio
Três comissões do Senado Federal aprovaram, nesta terça-feira (14), convites para que ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareçam à Casa para apresentar seus planos para os próximos anos.
Ao todo, foram convidados doze ministros (alguns deles para comparecerem em mais de um colegiado). A Comissão de Infraestrutura aprovou pedidos para convidar oito ministros. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, seis ministros. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte, três.
Para a Comissão de Infraestrutura, foram convidados os ministros: Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades); Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Juscelino Filho (Comunicações).
Na de Desenvolvimento Regional, novamente foram convidados os ministros Renan Filho, Márcio França, Simone Tebet, Waldez Góes e Jader Filho, e também a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, devem ser ouvidos os ministros Margareth Menezes (Cultura), Ana Moser (Esporte) e Camilo Santana (Educação).
A Comissão de Infraestrutura já definiu as datas das audiências. É de praxe, em alguns casos, para evitar que um mesmo ministro compareça a duas audiências com objetivos parecidos, que as comissões realizem sessões em conjunto, reunindo os integrantes dos dois colegiados.
Na próxima terça (21), o ministro dos Transportes, Renan Filho, deve dar início ao ciclo de apresentação dos planos das pastas da gestão Lula para os próximos dois anos. As demais audiências serão distribuídas da seguinte forma:
- Márcio França (Portos e Aeroportos): 28 de março
- Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional): 4 de abril
- Alexandre Silveira (Minas e Energia): 11 de abril
- Jader Filho (Cidades): 18 de abril
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia): 25 de abril
- Juscelino Filho (Comunicações): 2 de maio
- Simone Tebet (Planejamento): 9 de maio
As demais datas não foram definidas pelos colegiados e ainda dependem do acerto com cada um dos ministros (uma vez que eles não são obrigados a comparecer às audiências).