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    Cerca de 25% das empresas brasileiras tiveram perdas com hackers em 2022, diz pesquisa

    Maioria das companhias relata casos de roubo de dados

    Por Beatriz Garcia, da Reuters

    Aproximadamente um quarto das companhias brasileiras relataram perdas financeiras devido a ataques digitais em 2022, com a maioria relatando casos de roubo de dados, de acordo com uma pesquisa anual realizada pela empresa de segurança Proofpoint.

    O levantamento afirma que 78% das empresas brasileiras tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados (phishing) por email bem sucedido em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado. A empresa não recolheu informações sobre montante dos prejuízos causados pelos ataques.

    A pesquisa, realizada também em outros 14 países, identificou que 58% das empresas brasileiras sofreram uma tentativa de ransomware no ano passado, com 46% dos casos sendo bem-sucedidos para os hackers.

    Nesse tipo de ataque, os criminosos conseguem impedir que a vítima tenha acesso a dados nos sistemas afetados e cobram pagamento de “resgate” usando criptomoedas ou transações não rastreáveis. Apenas sete em cada 10 companhias recuperaram o acesso aos seus dados depois de pagarem o resgate, segundo o relatório.

    Durante os ataques digitais, 91% das organizações atingidas pagaram pelos resgates, e 29% delas o fizeram mais de uma vez. Das organizações afetadas por ransomware no país, 92% tinham uma apólice de seguro para ataques do tipo.

    A pesquisa foi feita por meio de questionários e falou globalmente com 7.500 colaboradores e 1.050 profissionais de TI de empresas parceiras. No Brasil, foram entrevistados 500 colaboradores e 50 profissionais de TI também de empresas parceiras.

    No ano passado, várias empresas e instituições brasileiras sofreram tentativas de ataques digitais como Americanas, o banco de investimentos BR Partners, Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos Iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Somente a Americanas perdeu cerca de 1 bilhão de reais em vendas após o ataque hacker registrado em fevereiro de 2022.

    Embora o phishing continue sendo bem-sucedido, muitos hackers intensificaram ataques que usam telefones e sites de phishing criados para simular endereços confiáveis, que contornam a autenticação multifator, segundo a pesquisa.

    “Essas técnicas têm sido usadas há anos, mas em 2022 elas foram implantadas em grande escala”, disse Rogério Morais, vice-presidente da Proofpoint na América Latina e Caribe, em comunicado à imprensa.

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