Design de interiores para doguinhos: mercado de construções para pets explode
Nicho de mercado para animais de estimação vive boom desde o início da pandemia de Covid-19
Mães e pais de pets: quem nunca comprou algo para mimar seu “filho de quatro patas”?
Os donos de animais de estimação e seu amor infinito pelos animaizinhos estão sendo responsáveis pelo boom de um mercado que vem aumentando constantemente após o período da pandemia de Covid-19: o de construções que deixam seu doguinho o mais confortável possível.
Um dos exemplos do crescimento deste mercado para pets está em um marceneiro de Nashville, capital do Tennessee, nos Estados Unidos.
Derek Walker nunca havia construído uma casinha para animais de estimação antes, mas isso mudou após um pedido um tanto quanto inesperado de uma cliente.
Kelly Ladwig, uma corretora de imóveis da cidade, pediu para ele construir um quarto para seus três gatos e dois cachorros dentro da própria casa.
O ambiente deveria contar com uma pequena varanda para os animais pegarem sol e combinar com o estilo arquitetônico da residência.
O projeto inesperado proposto para Walker foi facilmente aceito após descobrir quanto ganharia: cerca de US$ 12 mil (o equivalente a R$ 61,8 mil na cotação atual do dólar), uma quantia que não recebia com frequência.
Além do quarto para os bichinhos, Ladwig instalou outros recursos para deixar os animais de estimação bem confortáveis, incluindo um chuveiro para cães, caixas de areia embutidas na lavanderia e um bebedouro na cozinha.
Mercado em crescimento
Há anos, o mercado voltado para os pets vem crescendo nos Estados Unidos, mas o período da pandemia favoreceu um crescimento ainda mais exponencial do nicho.
De acordo com uma pesquisa feita pela American Pet Products Association em junho de 2021, 35% dos norte-americanos gastaram mais com produtos para animais de estimação, como alimentação e bem-estar, do que nos 12 meses anteriores.
Mimando os pets
Para alguns donos de animais de estimação, o design voltado para animais de estimação é uma tentativa de tornar a casa mais funcional e, ao mesmo tempo, mimar os filhotes.
Mel Bean, uma designer de interiores de Oklahoma, lembra que chegou a projetar uma pequena casinha embutida na parede do quarto principal para dois cachorros de um cliente.
O projeto foi em 2013, mas, desde a pandemia, projetar pequenas construções para cães se tornou padrão para a empresa de Bean. “Não sei se tive uma única construção nova que não tenha uma área para cães como essa”.
Atualmente, Mel Bean trabalha em um projeto para uma família com dois cachorros da raça bulldog.
Os clientes pediram para Bean projetasse uma estrutura semelhante a um canil no quarto principal.
Neste ambiente, ainda deverá ter uma porta que abre por fora e leve diretamente para um chuveiro exclusivo para os cachorros e uma geladeira com a alimentação dos bulldogs.
Além disso, a área deverá incluir uma máquina de lavar louças para a limpeza das tigelas dos animais.
Agora, conta para a gente: quem não ficou com vontade de construir uma casinha apenas para mimar seu animal de estimação?