Temos que esperar para ver o que governo vai de fato entregar, diz economista
Ibovespa afundou 3% e o dólar subiu 1,5% no primeiro pregão após posse de Lula, no domingo
De acordo com o comentarias de economia da CNN Aod Cunha, serão necessários alguns meses para ver quais serão de fato as ações do novo governo para se ter uma visão mais clara de seus impactos na economia e da tendência dos mercados em relação ao terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta segunda-feira (2), no primeiro pregão do ano e após a posse de Lula, realizada no domingo, o Ibovespa afundou 3% e o dólar subiu 1,5% após o presidente voltar a fazer críticas ao teto de gastos e anunciar a revogação de uma série de privatizações em seu discurso inaugural.
“É menos relevante olharmos para as oscilações diárias; vai precisar passar alguns meses para vermos efetivamente a tendência da avaliação do mercado sobre o desempenho do governo e, mais do que isso, como as ações concretas do governo irão se refletir na economia”, disse ele em entrevista nesta segunda-feira. “É isso que importa no final.”
Ele mencionou pontos que ainda estão em aberto na nova gestão e que serão cruciais para ditar uma melhora ou não no humor dos investidores, empresários e outros agentes econômicos.
É o caso do que deverá ser o já prometido novo arcabouço fiscal, de quais ajustes de despesas ou impostos poderá haver ou não para compensar o aumento de gastos e também qual será o ambiente regulatório em torno das parcerias público-privadas (PPPs) prometidas.
Veja o vídeo acima para assistir à entrevista completa
*Sob supervisão Elis Franco