Lula convida presidente da Fiesp para assumir Ministério da Indústria e Comércio
Lula se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com o empresário mineiro na capital federal; dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Indústria e Comércio.
Lula se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com o empresário mineiro na capital federal. Segundo aliados do petista, o dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar.
O presidente da Fiesp é filho do ex-vice-presidente José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010.
No início do ano passado, o empresário chegou a ser sondado por interlocutores do presidente eleito para que fosse candidato a vice-presidente. Na época, ele teria resistido à ofensiva.
Recentemente, Josué foi cotado pelo governo de transição para assumir o Ministério do Planejamento ou a Petrobras. Lula, contudo, considera que o empresário teria melhor desempenho em Indústria e Comércio.
O fato de Josué ter pedido um tempo para avaliar a sondagem é visto com otimismo por dirigentes petistas. Eles observam, porém, que as chances de uma recusa são maiores neste momento, diante da necessidade de o empresário seguir à frente dos negócios familiares.