Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pinguins voltam ao mar após serem resgatados em Florianópolis; veja o vídeo

    De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), 49 aves foram resgatadas e reabilitadas ao longo do ano

    Isabela Filardida CNN

    Na última sexta-feira (9), 18 pinguins-de-Magalhães voltaram à natureza, após terem sido resgatados no litoral de Santa Catarina. O processo de reabilitação e soltura foram feitos pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

    As aves foram soltas na praia do Moçambique, em Florianópolis. De acordo com o PMP-BS, 49 aves foram resgatadas e reabilitadas ao longo do ano.

    Segundo a responsável técnica do PMP-BS/Florianópolis, Marzia Antonelli, o mês de outubro foi atípico comparado com os anos anteriores. Houve grande ocorrência de pinguins na Ilha no período em que as aves já deveriam estar voltando para suas colônias.

    “No geral, observamos que chegaram com as características comuns dos pinguins em sua primeira migração: indivíduos juvenis, com caquexia, anemia, hipoproteinemia (níveis baixos de proteína no sangue). A maioria atendida apresentava grau moderado de parasitismo (tanto em sistema digestivo como no sistema respiratório)”, explica Marzia.

    Outras aves também apresentavam machucados com apetrechos de pesca. “Os pinguins tinham cortes profundos e lesões que foram tratadas e outros apresentaram infecções em sistema respiratório”, complementa Marzia.

    Todos os anos, em meados do outono no hemisfério Sul, os pinguins-de-Magalhães saem de suas colônias reprodutivas, principalmente na Patagônia Argentina, e vão para o Norte, seguindo cardumes e as correntes de água fria.

    O PMP-BS explica que a maioria dos pinguins que aparecem em praias brasileiras estão em sua primeira migração e são inexperientes. Por isso, podem ter dificuldade em se alimentar e acabam encalhando nas praias.

    *Com informações da Carolina Figueiredo

    Tópicos