Chegou a hora da logística especializada, eficiente e barata para empresas de todos os tamanhos
O mercado de logística no Brasil sofreu grandes mudanças com a chegada de recursos tecnológicos e com os novos hábitos de consumo dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Logística (ILOS), mostra que a Inteligência Artificial utilizada por 41% das companhias, assim como o monitoramento em tempo real da frota sendo utilizada por 62% das empresas, seguida por visibilidade de capacidade de ativos em tempo real (43%), são exemplos das principais tecnologias adotadas no cenário atual.
Quando lembramos dos tempos pré-pandemia, uma logística afiada nem sempre estava presente, mesmo em grandes operações. No entanto, em março de 2020, com as restrições de locomoção, muitas corporações se viram obrigadas a encontrar alternativas para entregar seus produtos. Com isso, empresas de entregas fomentaram seus próprios negócios para atender pedidos do pequeno empresário fazendo com que muitas mercadorias chegassem a lugares que antes eram inacessíveis.
Apesar da flexibilização destas restrições, os consumidores absorveram profundamente as facilidades do delivery. Consequentemente, muitas empresas continuaram a ver a necessidade de entregarem seus produtos e, assim, cada vez mais vem se entendendo a necessidade de uma logística melhor estruturada para atender as mais diversas demandas.
Segundo levantamento da BigData Corp e PayPal Brasil, atualmente, existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil. A maioria faz parte dos menores comércios eletrônicos, que atingem até 10 mil visitas por mês. Diante disso, observamos muitas empresas de marketplace facilitando a entrada no e-commerce, além das empresas de logística que conseguiram se adaptar para oferecer novas opções fazendo com que esses produtos chegassem até o consumidor.
Mesmo que seja uma rota mais curta, a last mile ou última milha, costuma representar uma boa parte do custo do produto até chegar ao seu destino final. Esse pacote, muitas vezes, não consegue ser agrupado com outros e ter uma roteirização que otimize sua entrega. Com o intuito de fornecer uma jornada de qualidade ao consumidor, muitas empresas acabam optando por manterem uma frota própria, porém, será que vale a pena investir nesse recurso?
Uma frota própria vai acarretar em diversos custos, além de garantir pouca elasticidade no volume de demandas, comprometendo, também, os prazos de entrega dos produtos. Sob esta ótica, a entrega terceirizada traz uma certa tranquilidade, já que a rapidez e o menor custo com esta parte da operação se reflete diretamente no aumento da competitividade de um empreendimento.
O atual consumidor busca entregas quase que imediatas que acompanhem, às suas devidas limitações, o imediatismo das compras com um clique. Com a possibilidade de se adquirir os produtos que quisermos, pagarmos da forma que quisermos e quando quisermos, acabamos gerando uma expectativa imensa na finalização dessa jornada, que, não dispondo das devidas ferramentas, não só encarece os custos logísticos, como gera grande ansiedade e riscos de não vermos aquele consumidor novamente.
O fato é que o setor está revolucionando a forma de entregar produtos. A Lalamove, por exemplo, se dispõe a conectar um cliente com um motorista que opera seu próprio veículo, além da possibilidade de escolha entre diversas categorias, ferramentas de rastreamento em tempo real, serviços 24/7, sistema de avaliação de parceiros e a possibilidade de incluir diversas paradas em um mesmo pedido. Esse grande facilitador que nossa plataforma se tornou é o que permite a redução considerável do custo de outras operações, melhores condições e repasses aos motoristas parceiros e maior satisfação dos clientes finais.
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