Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Marcel van Hattem e Chico Alencar debatem a situação da esquerda na América Latina

    Parlamentares avaliaram cenário após prisão de Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, e a condenação da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner

    Gabriel FernedaRenata SouzaLudmila CandalVinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    O deputado federal reeleito e vice-líder do Partido Novo na Câmara, Marcel van Hattem (Novo-RS) e o vereador e deputado federal eleito Chico Alencar (Psol-RJ), em debate realizado pela CNN nesta quinta-feira (8), analisaram a situação dos governos de esquerda na América Latina.

    Nesta quarta-feira (7), o então presidente peruano Pedro Castillo chegou a dissolver o Parlamento e convocou eleições. Horas depois, o Congresso aprovou o impeachment de Castillo, que foi preso pela Polícia Nacional.

    Na terça-feira (6), a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada a seis anos de prisão, após ser declarada culpada em um processo que investigava sua participação em um esquema de fraude enquanto presidiu a nação latina, entre 2007 e 2015.

    Apesar das divergências sobre como está a situação da esquerda na América Latina após os recentes acontecimentos no Peru e na Argentina, os parlamentares concordaram que a decisão pelo impeachment de Castillo foi acertada e constitucional.

    O deputado Marcel van Hattem disse haver uma “crise na esquerda”. Para ele, tem acontecido um “desconforto, porque há alguns que defendem uma saída constitucional do Congresso, mas outros membros da esquerda tem dito o contrário, que houve um golpe contra o presidente Castillo”.

    Chico Alencar disse que os recentes acontecimentos “expõem uma tendência autocrática em alguns setores da esquerda”, mas reforçou que esse fenômeno também acontece na direita.

    *Assista à íntegra do debate no vídeo acima

    Tópicos