Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja áreas ameaçadas pela tempestade tropical Lisa e quando ela se transformará em furacão

    Alertas e advertências já foram emitidos

    Da CNN Espanhol

    A tempestade tropical Lisa, que se formou nesta segunda-feira (31) no Caribe ameaça Jamaica, Belize, Honduras, Guatemala e México, territórios para os quais o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) emitiu alertas e advertências durante esta tarde.

    Às 17h, no horário de Miami, os avisos vigentes do NHC eram:

    • Alerta de furacão para as ilhas da Baía de Honduras e para a costa de Belize do norte de Puerto Barrios até o sul de Chetumal.
    • Um advertência de tempestade tropical para as ilhas da Baía de Honduras
    • Um alerta de tempestade tropical para a Jamaica; toda a costa norte de Honduras; Guatemala da fronteira com Honduras até Puerto Barrios, e México de Chetumal até Punta Herrero.

    Uma tempestade de 1.000 a 1.500 mm está prevista ao longo da costa de Belize e de 300 a 900 mm nas Ilhas da Baía de Honduras. As fortes chuvas também podem produzir inundações repentinas do norte de Honduras até o leste da Península de Yucatán.

    Quanto às chuvas, a previsão é de queda de 80 a 130 milímetros com áreas específicas de até 200 mm em partes de Belize e Ilhas da Baía de Honduras, de 5 a 10 mm com áreas específicas de 15 mm em partes do norte de Honduras, Jamaica, Guatemala e leste da Península de Yucatán, e 2,5 mm com manchas de até 5 mm em partes das Ilhas Cayman e leste da Nicarágua.

    Quando e onde a tempestade passará a ser furacão?

    A tempestade tropical Lisa está prevista para continuar sua trajetória para o oeste através do Mar do Caribe nos próximos dois dias, aproximando-se da costa norte de Honduras na terça-feira e da costa de Belize na quarta-feira.

    Com base nas previsões atuais, o Lisa chegará a Belize na quarta-feira como uma forte tempestade tropical ou furacão de categoria 1. A temporada de furacões no Atlântico teve primeiros meses excepcionalmente calmos, mas recentemente várias tempestades tropicais se formaram, com várias atingindo o status de furacão. O mais forte foi Ian, que atingiu o sul da Flórida como um furacão de categoria 4, deixando um rastro de destruição que ainda não foi consertado.

    Tópicos