Frio atípico marca início de novembro, com possibilidade de neve no Sul
Forte frente fria se aproxima do Sudeste do país, expandindo áreas de instabilidade por todo o estado de São Paulo, aumentando a nebulosidade e a tendência para pancadas de chuvas
Uma forte frente fria se aproxima do Sudeste do país, expandindo áreas de instabilidade por todo o estado de São Paulo, aumentando a nebulosidade e a tendência para pancadas de chuvas.
Os efeitos da mudança de tempo já começam a ser sentidos nesta segunda-feira (31). Segundo a Climatempo, todo o estado de São Paulo deve ficar em alerta para temporais com rajadas de ventos moderadas ao longo do dia.
O frio atípico para o mês de novembro se instala em praticamente todas as regiões do país nesta primeira semana, inclusive com possibilidade de neve no Sul. Já nesta segunda, a frente fria avança para o Sudeste e Centro-Oeste, enquanto temporais são previstos no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e em áreas isoladas de Mato Grosso, Goiás, Minas e Rio de Janeiro.
Ainda segundo a Climatempo, na próxima terça-feira (1.º) o dia permanecerá muito frio em todas as regiões paulistas e com temperaturas bem baixas para esta época do ano ao longo do dia.
A cidade de São Paulo, por exemplo, poderá ter um dos dias mais frios deste ano e um dos dias mais frios para novembro em muitos anos.
A Climatempo prevê uma temperatura mínima de 12°C e uma máxima de 16°C. A média histórica da temperatura mínima é de 17,3°C e a média da máxima é de 26°C. O feriado de Finados na quarta-feira ainda será marcado pelo frio em São Paulo.
“A chuva começa perder intensidade, mas será um dia mais nublado e com previsão de garoa nas cidades do centro e leste paulista. O litoral fica com o tempo mais fechado e pode chover forte no decorrer do dia. No oeste do Estado, o tempo já volta a ficar firme”, projeta a Climatempo.
Na capital paulista, a semana começou abafada, com muita nebulosidade, chuvas e termômetros oscilando em torno dos 18,6°C durante a madrugada, em razão de áreas de instabilidades associadas com a aproximação de uma frente fria.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas chegaram aos 17,1°C na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade.
O céu permanece com muitas nuvens nesta segunda e as temperaturas máximas devem oscilar em torno dos 25°C. A cidade de São Paulo permaneceu em estado de atenção para alagamentos entre 4h e 6h20 desta segunda.
A terça-feira continuará com tempo fechado, chuvoso e sensação de frio, em razão da chegada da massa de ar polar. As temperaturas devem oscilar entre 12ºC e 16ºC. Na quarta, persistem as condições de muita nebulosidade, chuvas fracas e temperaturas baixas para a época do ano.
A oscilação ficará entre 10°C e 16°C. Minas, Espírito Santo e Rio também vão sentir as baixas temperaturas, principalmente até quinta-feira. 3.
Neve no Sul do país
Uma forte frente fria que se formou sobre o Rio Grande do Sul, no fim de semana, provoca um fenômeno excepcional nos primeiros dias de novembro, com frio intenso e temperaturas negativas.
Conforme a Climatempo, a madrugada, assim como o amanhecer desta terça-feira, será bastante fria na região, com possibilidade de neve, chuva congelada e outras precipitações invernais sobre as áreas de Serra e Planalto de Santa Catarina, além da ocorrência de geada nas primeiras horas do dia no Rio Grande do Sul.
Na quarta e na quinta, há risco de geada nas serras gaúchas e catarinense e no extremo sul do Paraná. O frio deve persistir ao longo desta primeira semana do mês.
A atuação do La Niña contribui para que mais frentes frias avancem pelo Sul do Brasil no decorrer da estação, acrescenta a Climatempo.
Além do Sudeste e do Sul do País, as baixas temperaturas também vão atingir o Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil.
Com o deslocamento da frente fria, Mato Grosso, Goiás, o centro-sul do Mato Grosso do Sul e o Amazonas também vão sentir os dias mais frios. Somente o Nordeste não será impactado pela frente fria.