Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Barilla, “marca número 1 de massas da Itália”, é processada nos EUA por slogan enganoso

    Clientes que entraram com o processo no ano passado disseram que compraram várias caixas de macarrão Barilla pensando serem feitas na Itália

    Jordan Valinskydo CNN Business , em Nova York

    A Barilla não pode evitar uma ação coletiva por publicidade supostamente enganosa sobre as origens da massa, decidiu um juiz federal dos Estados Unidos nesta semana.

    Em causa está o slogan da marca “A marca italiana de massas nº 1”, que o processo diz que pode levar os clientes a acreditar que é realmente feito na Itália.

    Os clientes que entraram com o processo no ano passado, Matthew Sinatro e Jessica Prost, disseram que compraram várias caixas de macarrão Barilla pensando que eram feitas na Itália.

    Eles também disseram que a Barilla deturpa sua origem italiana porque usa as cores da bandeira da Itália, “perpetuando ainda mais a noção de que os produtos são massas autênticas da Itália”.

    Eles também dizem isso com a campanha publicitária da Barilla porque a posiciona “como massas italianas autênticas e genuínas – feitas com ingredientes de origem italiana (como trigo duro) e fabricadas na Itália”, quando não é.

    No entanto, como afirmado no site da Barilla, não é. A massa é feita em Iowa e Nova York, usando as mesmas máquinas usadas em sua fábrica em Parma, na Itália. A Barilla foi fundada em 1877 na pequena cidade italiana e cresceu como um “grupo internacional presente em mais de 100 países”.

    O juiz esta semana decidiu que a dupla sofreu “prejuízo econômico” e apresentou evidências suficientes de que eles não teriam comprado a Barilla se soubessem que ela não era fabricada na Itália. Uma caixa de Barilla pode custar o dobro de uma marca própria.

    Barilla não retornou imediatamente o pedido de comentário da CNN Business.

    Tópicos