Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Alckmin diz que ninguém faz campanha pelo voto útil, mas migração ‘é natural’

    Vice na chapa de Lula disse ainda que não insistirá pelo apoio de FHC no primeiro turno

    Pedro Duranda CNN , no Rio de Janeiro

    Em entrevista coletiva a empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o candidato a vice-presente Geraldo Alckmin (PSB) disse que, embora não veja campanha pelo voto útil, entende que a migração de votos dos piores colocados nas pesquisas aos que estão polarizando a eleição é natural.

    “Ninguém controla o voto. É claro que, e eu passei por isso, quando você chega no final quem não está no polo da disputa às vezes perde um pouco, perde um percentual no final. Não é campanha pelo voto útil, é simplesmente da natureza. A eleição é um processo dinâmico”, disse Alckmin.

    A 12 dias da eleição, o ex-presidente Lula (PT) e seus apoiadores vem intensificando o discurso de que um voto direcionado a ele poderia resolver a eleição ainda no primeiro turno. Embora Lula tenha apresentado mais dificuldade entre classes mais altas e evangélicos, Alckmin disse que não haverá estratégias específicas. “Você não tem uma coisa dirigida, você se dirige à sociedade como um todo, você conversa com os vários setores da sociedade. […] Não tem um foco assim tão específico, nos queremos o voto de todos” diz.

    A estratégia do PT pra liquidar a eleição no dia 2 de outubro tem sido ampliar o arco de alianças. Nesta segunda-feira (20/9), Lula sentou ao lado de Henrique Meirelles (União Brasil) e outros sete ex-presidenciáveis. Houve uma tentativa de buscar Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas os tucanos estão na chapa de Simone Tebet (MDB).

    Alckmin afirmou que não vai forçar a barra para trazer FHC agora mas, quem sabe, em um eventual segundo turno. “O [ex] presidente Fernando Henrique é filiado ao PSDB, o PSDB tem uma candidata que ele apoia, nós não vamos insistir de procurá-lo neste momento”, afirmou. “[Num eventual segundo turno] vamos ter o máximo que pudermos de apoio. Candidato quer voto”, completou.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos