Saiba quem é Luis Felipe Salomão, novo corregedor nacional de Justiça
Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) toma posse do cargo nesta terça-feira (30), às 14h
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão toma posse como novo corregedor nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (30), às 14h. O magistrado foi aprovado para ficar no cargo no biênio 2022-2024, substituindo a ministra Maria Thereza de Assis Moura, nova presidente do STJ.
A solenidade de posse será realizada de forma híbrida (presencial e por videoconferência). De acordo com a Constituição, cabe aos integrantes do CNJ “o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário”.
O novo corregedor é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Direito Comercial. É ministro do STJ há 14 anos, desde 17 de junho de 2008.
Salomão atuou como promotor em São Paulo. Ingressou na magistratura como juiz substituto, foi titular da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Atualmente, é presidente da Quarta Turma do STJ, membro da Corte Especial e da Segunda Seção e integra a comissão de juristas instituída pela Câmara dos Deputados para elaborar anteprojeto de legislação que sistematiza as normas do processo constitucional brasileiro.
O magistrado também atua como coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getulio Vargas (FGV); coordena o grupo do CNJ para modernização e efetividade do Poder Judiciário nos processos de recuperação judicial e de falência; e dirige o Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que coordenou pesquisas sobre o perfil da magistratura e a inovação tecnológica nos tribunais.