Após julho quente, clima mais ameno chega ao Sudeste; veja previsão para demais regiões
Frente fria esperada para chegar nesta quarta-feira (3) no Sul deve baixar a temperatura na capital paulista na quinta-feira (4)
A região Sudeste do Brasil deve registrar um clima mais ameno em agosto, após julho ter tido recordes de temperaturas para o mês desde 1943, início da série histórica.
Uma frente fria esperada para chegar nesta quarta-feira (3) no Sul deve baixar a temperatura na capital paulista na quinta-feira (4).
“Não devemos ter um agosto quente, nem extremamente chuvoso, já que a média de chuvas para este mês é baixa. Mas, em comparação com julho, teremos mais episódios com chuvas, porque as frentes frias vão passar pela região, trazendo alguns picos de frio com mais frequência do que visto em julho”, diz Paula Soares, meteorologista da Climatempo, em entrevista à CNN.
A especialista explica que o mês de julho foi marcado por temperaturas mais elevadas, por conta de uma massa de ar seco bloqueando a passagem das frentes frias vindas do Sul. “As frentes frias chegavam no Rio Grande do Sul e eram desviadas para alto mar, por conta desse bloqueio. Com isso, o ar polar não conseguia avançar, e ficou faltando chuva na região Sueste”, diz.
No Sul, após um fim de semana de geadas, a previsão é de temperaturas um pouco mais elevadas antes da frente fria que chega na quarta.
No Nordeste, as chuvas fortes registradas nos últimos dias, sobretudo em Pernambuco e Alagoas, devem recuar, mas a região litorânea ainda deve registrar chuvas diariamente.
“A frente fria que já passou pelo Sudeste chega ao sul da Bahia neste domingo, causando instabilidade até a região de Porto Seguro”, diz a meteorologista. “Essa outra frente fria que chega nesta semana ao Sudeste vai conseguir chegar ao Nordeste também, onde, de forma geral, seguimos sem chuvarada, mas ainda com chuva”. Longe da costa, a previsão é de ar muito seco e com risco de queimadas.
O Norte deve ter situação semelhante à do Nordeste, diz Paula. “A faixa sul, que pega Acre, sul do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, continua seca, sem chuva, que deve ficar concentrada na costa norte. Manaus e Belém ainda devem ter pancadas no período entre tarde e noite, comum na região, e um risco maior de temporal no Amapá e em Roraima”.
“Áreas mais ao norte da região, pegando Boa Vista e Macapá, devem ter alguns temporais, mas sem tempo muto fechado. É esperado sol ao longo da semana, que deve ser quente, com temperaturas acima de 30 graus”.
No Centro-oeste, as frentes frias que vão avançar ao longo de agosto devem influenciar, principalmente, o estado de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, “até mesmo Cuiabá, que teve um friozinho agora, com a passagem da última frente fria”.
“Agora, no norte do Mato Grosso e na região de Brasília, nada de chuva expressiva por enquanto, a qualidade do ar continua prejudicada. Sem chuva e vento, não tem nada que disperse os poluentes da atmosfera”, explica.
*Publicado por Ligia Tuon