Meta tem queda de receita no 2º tri, primeiro recuo na comparação anual em uma década
Lucro líquido da controladora do Facebook caiu mais acentuadamente: no trimestre encerrado em junho, reduziu ganhos em 36% na comparação anual
O Facebook está em declínio.
A Meta, empresa controladora do Facebook, registrou receita de US$ 28,8 bilhões nos três meses encerrados em junho, uma queda de 1% em relação ao trimestre do ano anterior e seu primeiro declínio de receita ano a ano desde a abertura de capital, em 2012.
O lucro da empresa caiu muito mais acentuadamente.
O lucro líquido durante o trimestre caiu 36% ano a ano, para quase US$ 6,7 bilhões, uma grande reversão em relação ao ano anterior, quando seu lucro dobrou.
A Meta relatou um declínio de 14% ano a ano no preço médio por anúncio, um sinal preocupante, já que a demanda por anúncios online enfraquece devido à recente desaceleração econômica.
O número de usuários ativos mensais no aplicativo do Facebook também diminuiu ligeiramente em relação ao primeiro trimestre de 2022, de 2,936 bilhões para 2,934 bilhões.
Em uma teleconferência com analistas na última quarta-feira (27), o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, disse que o declínio era esperado e o atribuiu “a bloqueios de internet relacionados à guerra na Ucrânia”.
“O número de pessoas que usam o Facebook diariamente continua a crescer”, disse ele.
Os resultados da Meta seguem semanas de relatórios ameaçadores de que a empresa retornaria a um processo de avaliação de desempenho mais rigoroso e procuraria aumentar a produtividade dos trabalhadores, à medida que procura enfrentar um período de desaceleração do crescimento e forte concorrência de rivais mais recentes, como o TikTok.
Esses desafios coincidem com pressões macroeconômicas maiores, incluindo inflação crescente e temores de recessão.
Zuckerberg disse no início deste mês que a empresa cortaria os planos de contratar engenheiros em pelo menos 30% este ano, dizendo aos funcionários em uma sessão de perguntas e respostas que “essa pode ser uma das piores crises que vimos na história recente”, de acordo com um Relatório da Reuters .
Em seu relatório de ganhos na quarta-feira, a empresa disse que “reduziu nossas contratações e planos gerais de crescimento de despesas este ano para levar em conta o ambiente operacional mais desafiador, continuando a direcionar recursos para as prioridades de nossa empresa”.
“Muitas equipes vão encolher para que possamos transferir energia para outras áreas da empresa”, disse Zuckerberg na teleconferência.
Ainda assim, espera-se que o declínio nas vendas da empresa continue no próximo trimestre. A Meta disse que espera que a receita do trimestre atual fique entre US$ 26 bilhões e US$ 28,5 bilhões.
Mesmo na extremidade superior, isso marcaria um declínio de 1,76% em relação ao ano anterior.
A Meta apontou a receita mais baixa de sua unidade de VR, Reality Labs, e a fraqueza contínua na demanda de publicidade online causada pela incerteza econômica como fatores por trás da orientação.
Outras empresas de tecnologia, incluindo Twitter e Snap, também estão enfrentando orçamentos de anunciantes apertados em meio à crise econômica.
A Meta já estava lutando depois que as alterações de rastreamento de aplicativos da Apple dificultaram o direcionamento de anúncios.
As ações da Meta caíram até 5% nas negociações após o expediente na quarta-feira, após o relatório de ganhos, antes de se recuperar um pouco.
Horas antes do relatório de ganhos cair, a FTC decidiu bloquear a aquisição da empresa de realidade virtual Within pela Meta, alegando que a gigante da tecnologia está tentando ilegalmente aumentar seu “império de realidade virtual”.
Embora a Meta tenha chamado a liminar de “errada nos fatos e na lei”, ela destaca os possíveis obstáculos regulatórios que a empresa enfrenta no crescimento de seus negócios de realidade virtual.
As apostas são altas para a empresa com essa divisão específica.
A Meta apostou seu futuro em uma versão ainda em grande parte hipotética da internet chamada “metaverso”, que se baseia em tecnologias de realidade virtual e aumentada.
E essa mudança é cara: a Meta disse que perdeu US$ 2,8 bilhões durante o trimestre com sua unidade Reality Labs.
O meta CFO Dave Wehner disse durante a teleconferência de quarta-feira que fusões e aquisições são “definitivamente um componente” de sua estratégia para construir o metaverso e “continuaremos a olhar para as aquisições daqui para frente”, apesar do desafio da FTC.
“A empresa de mídia social enfrenta vários desafios nos próximos meses, principalmente uma desaceleração no crescimento da receita devido à redução dos gastos com anúncios, bem como a falta de inovação e introdução de novos recursos fáceis de usar”, disse Jesse Cohen, analista sênior do Investing.com. em uma nota de investidor após o relatório de ganhos.
Além disso, disse Cohen, os investidores também “precisam se preocupar com o impacto negativo de possíveis ações regulatórias do governo dos EUA”.
Na ligação, Zuckerberg também comentou sobre sua decisão de aumentar o número de postagens recomendadas que os usuários do Facebook e do Instagram veem em seus feeds em comparação com o conteúdo das contas que seguem – algo que Zuckerberg chamou de “motor de descoberta”.
No início desta semana, a reação dos usuários contra essas mudanças no Instagram atingiu o auge quando um post chamando “Make Instagram Instagram again” se tornou viral e foi republicado por Kim Kardashian e Kylie Jenner.
“Enquanto estamos construindo nosso mecanismo de descoberta… quero deixar claro que ainda somos uma empresa social”, disse Zuckerberg.
Ele acrescentou que atualmente cerca de 15% do conteúdo nos feeds do Facebook dos usuários (e um pouco mais no Instagram) é recomendado por inteligência artificial de contas que eles não seguem.
A expectativa é que esse número mais do que dobre até o final do próximo ano.
A diretora de operações da Meta, Sheryl Sandberg, tentou tranquilizar os investidores durante a ligação de quarta-feira – que será sua última, depois que ela anunciou que deixaria o cargo no mês passado – dizendo: “A Meta é uma empresa que mostrou resiliência extraordinária”.
“Fizemos grandes transições, como a mudança de desktop para celular ou Feed para Stories”, disse ela.
“Os investimentos que estamos fazendo em Reels, em nosso mecanismo de descoberta, mensagens de negócios, controle de nosso sistema de anúncios e principalmente na construção do metaverso representam enormes oportunidades para nossos negócios.”
A Meta anunciou outra mudança em seu C-Suite na quarta-feira. Wehner se tornará o primeiro diretor de estratégia da Meta em 1º de novembro, responsável pela “estratégia da empresa e desenvolvimento corporativo”.
A atual vice-presidente de finanças da Meta, Susan Li, assumirá o cargo de CFO.