Problemas econômicos derrubaram Boris Johnson, diz professor
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (7), Leonardo Trevisan falou sobre os desdobramentos da renúncia do primeiro-ministro britânico
O professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan afirmou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (7), que “problemas econômicos derrubaram o primeiro-ministro britânico Boris Johnson”.
O premiê renunciou ao cargo na manhã desta quinta em meio a escândalos e após a saída de mais de 50 membros do governo. “Boris Johnson é o primeiro grande líder de países industrializados derrubado pela alta inflação causada principalmente pela guerra na Ucrânia“, disse Trevisan.
Na avaliação do professor, o alerta feito pelo Banco da Inglaterra de que o país pode ter uma inflação de dois dígitos após 40 anos foi crucial para a saída de Johnson.
Ao comentar as relações entre o político e o Partido Conservador, do qual Johnson faz parte, Trevisan afirmou que “o medo de eleições gerais fez com que os conservadores pedissem o cargo do premiê”.
Para o professor, ainda “não há um candidato que catalise todos os votos do partido para substituir Johnson”.
“É preciso esperar a primeira prévia entre os candidatos para saber quem de fato terá cacife para bancar sua nomeação ao cargo de primeiro-ministro”, reiterou.
Apesar disso, Trevisan destacou o nome do ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, ex-executivo do Goldman Sachs, grupo financeiro norte-americano. “Em um momento de crise econômica, seu nome chama atenção”.
Veja a íntegra acima.