Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Corredor cego supera exaustão ao escalar por dois dias seguidos em desafio

    Victor Asenov escalou o Monte Vitosha 19 vezes seguidas, somando a altura do Everest, para arrecadar fundos para treinamento de cães-guia

    Stoyan Nenovda Reuters

    O ultramaratonista cego búlgaro Victor Asenov superou a privação de sono e a exaustão ao escalar repetidamente o Monte Vitosha, na Bulgária, por quase dois dias consecutivos, somando os 8.848 metros do Everest. 

    Acompanhado por seu cão-guia Taddy, Asenov partiu de uma cabana na montanha na sexta-feira (22) e completou 19 subidas e descidas até o pico Black Peak (2.290 m), terminando no domingo (24) após 46 horas ininterruptas.

    O objetivo era conscientizar sobre a importância do treinamento de cães-guia e arrecadar fundos para a escola Eyes on Four Paws Foundation, a única do tipo na Bulgária.

    “O desafio exige que você não durma. Não dá para fazer uma subida hoje e outra amanhã — tem que ser tudo de uma vez”, disse Asenov antes da prova.

    Treinado inicialmente para ambientes urbanos, Taddy aprendeu com Asenov a navegar por trilhas montanhosas perigosas. Durante o percurso, o atleta contou com o apoio de guias, que o incentivaram a vencer a fadiga física e mental.

    “Às vezes, tenho momentos de fraqueza e penso em desistir. É quando preciso do meu acompanhante para me dizer: ‘Vicky, você consegue!'”, revelou.

    Tópicos