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    Veja como o Carnaval impulsiona PMEs pelo Brasil

    Conheça estratégias de pequenos negócios diretamente impactados pelo Carnaval para impulsionar vendas e aproveitar uma das datas mais populares do calendário

    Estímulo , São Paulo

    Mais do que uma ocasião oportuna para que a população caia na folia, o Carnaval é também um período promissor para os pequenos negócios.

    A alta demanda por produtos e serviços ligados a uma das mais tradicionais festas populares do Brasil também movimenta empresas dispostas a aproveitar o feriado prolongado para impulsionar vendas, especialmente nas áreas de turismo e serviços.

    O cenário é otimista: dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelam que o Carnaval 2025 deve movimentar R$ 12 bilhões em faturamento.

    Com isso, a edição de 2025 pode ser a mais lucrativa desde 2015. Apenas no estado de São Paulo, são esperados 4,5 milhões de foliões e uma movimentação de R$ 6,4 bilhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo.

    Como as PMEs estão aproveitando o Carnaval

    Além de movimentar foliões habituados ao ritmo de festa, o Carnaval também promete mobilizar um grande volume financeiro de turistas e visitantes ocasionais.

    De acordo com a CNC, o setor de bares e restaurantes, por exemplo, deve movimentar R$ 5,4 bilhões no período, considerando apenas os gastos desse público.

    Juntas, a maior circulação de turistas e a alta temporada ligada do verão devem colaborar para que o primeiro trimestre de 2025 movimente 15% a mais no setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

    Atentos a esse cenário, empreendedores já se preparam para atender à alta demanda, com esforços que vão da ampliação temporária de equipes à oferta de produtos e serviços limitados e atendimento reforçado para dar conta do grande volume de pedidos.

    “Começamos a preparação para o Carnaval com antecedência, garantindo a logística de produtos e treinamentos para a equipe”, afirma Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding de franquias de bares e botecos que reúne as marcas Mané, Espetto Carioca e Buteco Seu Rufino.

    Presente em cinco estados, alguns deles importantes praças para a comemoração carnavalesca, o grupo reforça a presença das marcas com ações específicas que antecederam em meses o feriado oficial, que já se tornou um dos períodos mais bem-sucedidos em vendas.

    Apenas em 2024, o aumento no número de clientes foi de 36%.

    Do lado prático, uma das principais ações adotadas pelo grupo é a distribuição de brindes a consumidores em cidades com grande movimentação de foliões em blocos de rua, como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Na lista estão copos térmicos, pares de chinelos e cangas, sempre acompanhados da compra de um combo promocional de alguma das marcas. 

    A preparação para lidar com a alta demanda também inclui, além dos brindes, a comunicação com os fornecedores e ajustes nos cardápios.

    “Também fazemos um planejamento de aumento da equipe e treinamento para garantir que a qualidade do atendimento seja mantida durante o pico de demanda”, explica Gorodicht.

    Somadas as estratégias, a expectativa de vendas para o Carnaval de 2025 é 17% superior ao ano passado.

    “Esperamos que este ano o crescimento seja ainda maior, considerando as campanhas promocionais mais agressivas, a ampliação das nossas ofertas de produtos e o foco nas regiões com maior movimento, como Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos também aumentando a visibilidade das marcas, com ações específicas para atrair públicos diversos”, afirma.

    A preparação prévia também é a chave para o sucesso em vendas para a DeÔnibus, marketplace de passagens rodoviárias.

    A pequena oscilação nos preços das passagens de ônibus que ocasiona compras em cima da hora torna um desafio o planejamento estratégico pré-carnaval, explica Fernando Santos, head comercial da DeÔnibus.

    “O planejamento para o Carnaval começa ainda em dezembro, enquanto estão acontecendo as campanhas de festas de fim de ano e já estamos planejando nossas próximas ações”, conta.

    “Nosso principal objetivo é sempre antecipar ao máximo a compra das passagens, o que não é comum entre os viajantes rodoviários”.

    Driblar os desafios das compras repentinas também depende de uma boa experiência para o cliente final. Para isso, a DeÔnibus aposta em customizações no buscador de passagens, de olho na simplificação da experiência de busca por melhores preços, trechos e horários.

    A empresa também oferece, durante o período de alta demanda, suporte de atendimento por até 12 horas contínuas, para atender clientes que compram passagens às vésperas da data.

    Em 2025, a expectativa é de um crescimento até 70% superior em relação ao Carnaval do ano passado, encerrando um período movimentado que começa ainda no Ano Novo.

    “O primeiro trimestre do ano é sempre o mais aquecido para nós. Temos o período de  retorno dos viajantes das comemorações de Ano Novo, a movimentação das férias escolares e fechando com chave de ouro, o Carnaval’, diz. 

    Dicas para PMEs que querem aproveitar o Carnaval

    Para Gorodicht, do Grupo Impettus, a fórmula para que o mercado de bares e restaurantes mantenha o bom desempenho durante o Carnaval, sem deixar de lado a qualidade do atendimento, é garantir uma boa preparação, tanto em termos de estoque e logística, quanto no treinamento da equipe.

    “É fundamental oferecer uma experiência consistente, mesmo com o aumento da demanda”, afirma.

    Já em relação às lojas físicas, ele recomenda manter um ambiente descontraído, mas com atenção aos detalhes no atendimento e qualidade dos produtos.

    Veja, abaixo, outras dicas para empresas que desejam aproveitar o carnaval para alavancar suas vendas.

    Atenção ao estoque

    O bom funcionamento da cadeia de fornecimento é fundamental para que um negócio prospere, especialmente em datas sazonais e de grande volume em vendas.

    Antes da data, verifique as condições de seu estoque, negocie prazos com fornecedores e busque fazer reposições de produtos estratégicos.

    Lembre-se de que o feriado também pode comprometer o funcionamento de diversas empresas fornecedoras. Não deixe para a última hora.

    O mesmo serve para empresas do setor de serviços: certifique-se de que seu negócio está preparado para atender a um grande volume de pessoas de forma repentina.

    Se necessário, busque contratar empresas externas que auxiliem com a mão de obra e reforço em tecnologia.

    Aposte nas parcerias

    O Carnaval é uma oportunidade para estabelecer parcerias com outros negócios de setores complementares, com o intuito de tornar a experiência do cliente ainda mais completa.

    Busque se aproximar de negócios que alcancem públicos semelhantes ao seu, e avalie a possibilidade de oferecer descontos especiais na contratação de serviços, e assim estreitar vínculos.

    Crie promoções especiais

    A criação de combos promocionais ou ofertas especiais para produtos é um começo para atender clientes de primeira viagem, e também fidelizar consumidores de longa data.

    A criação de um vínculo e uma experiência positiva nas lojas físicas e e-commerce também colabora para as vendas, o que pode ser impulsionado com a entrega de brindes ou produtos exclusivos e limitados à data.

    Entenda como funciona o Pix por aproximação

    Por Maria Clara Dias