Vamos fazer a COP que ninguém vai esquecer, diz Lula no Pará
Visita faz parte do plano de retomada de viagens para diversas regiões do país


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (13), que o Pará vai fazer a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que ninguém irá esquecer.
A fala aconteceu durante a participação de Lula na cerimônia de entrega de 1.008 residências do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Viver Outeiro, em Belém.
“Por isso trouxe a COP para cá, eu escolhi o Pará. O lugar que tem mais floresta de pé. Tenho um compromisso até 2030 fazer o desmatamento diminuir nesse país. Vamos fazer a COP que ninguém vai esquecer”, disse Lula sobre o evento que acontece em novembro.
A visita fez parte de uma série de três agendas na capital paraense, que seguem até a sexta-feira (14). O programa habitacional entregue por Lula contempla mais 5.000 pessoas e as moradias possuem 52,26 metros quadrados (m²), com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.
Agenda no Pará
Nesta sexta-feira, o presidente também vai visitar as obras do Parque da Cidade, espaço que sediará, em novembro deste ano, a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
Segundo o governo, existe a possibilidade de sobrevoo às obras de macrodrenagem e urbanização de canais de Belém. Além disso, haverá anúncios de investimentos para o evento global no Pará.
O anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado que seria nesta quinta-feira (13) foi adiado para sexta-feira (14).
Após a visita, o presidente seguirá para Parauapebas (PA) para participar do anúncio de investimento de R$ 70 bilhões da Vale na expansão da mineração de ferro e cobre na região. O investimento está previsto para ocorrer entre 2025 e 2030.