Lula e Tarcísio definem anúncio de edital para túnel Santos-Guarujá
Encontro foi intermediado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acertaram no encontro desta quarta-feira (12) no Palácio do Planalto o anúncio do edital da obra do túnel interligando Santos ao Guarujá, no litoral do estado.
O encontro foi intermediado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que integra o Republicanos, mesmo partido de Tarcísio.
Ficou acordado que será o ministro que fará o anúncio do lançamento do edital, cujos termos devem ser oficializados até o final deste mês.
A obra tem custo de R$ 6 bilhões e será custeada pelos governos paulista e federal, com complemento de investidores privados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Pelos cálculos do governo, o leilão para definir as construtoras responsáveis pela obra deve ocorrer no segundo semestre.
No final do ano passado, o governo federal enviou o projeto do túnel ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Além do túnel, o projeto inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado (a profundidade do porto) e garantir a manutenção da área.
Antiga reivindicação na Baixada Santista, o túnel deve beneficiar pelo menos 80 mil pessoas diariamente. Cerca de 14 mil automóveis e caminhões de até três eixos fazem diariamente o trajeto entre Santos e Guarujá.
Pela estrada, a viagem dura aproximadamente uma hora. Por balsa, pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feita em menos de dois minutos.
A previsão é ter uma faixa dedicada para a passagem de veículos leves sobre trilhos (VLTs), com impacto positivo sobre a mobilidade urbana. Do ponto de vista ambiental, 72 mil toneladas de CO² deixarão de ser emitidas por ano.