Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump quer que Departamento de Educação dos EUA seja fechado imediatamente

    Ainda assim, presidente ponderou que precisaria de apoio do Congresso

    Nandita BoseKanishka Singhda Reuters

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (12) querer que o Departamento Federal de Educação seja fechado imediatamente.

    Trump afirmou na semana passada que gostaria de fechar o órgão usando uma ordem executiva, mas reconheceu que precisaria de apoio do Congresso e dos sindicatos de professores para cumprir a promessa de campanha.

    Um fechamento imediato do Departamento de Educação poderia interromper o fluxo de dezenas de bilhões de dólares em auxílio às escolas de ensino primário e secundário e assistência de mensalidade para estudantes universitários.

    Trump passou suas primeiras semanas no cargo promovendo grandes mudanças no governo dos EUA, exigindo que funcionários federais voltassem a trabalhar presencialmente ou pedissem demissão e buscando cortes de custos e empregos, por exemplo.

    Além disso, também planeja fechar entidades como a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).

    O Departamento de Educação está no topo da lista de alvos de Trump.

    “Gostaria que fosse fechado imediatamente. O Departamento de Educação é um grande golpe”, comentou o republicano nesta quarta.

    O presidente informou anteriormente que encarregou Linda McMahon, sua escolha para secretária de Educação, de fechar o departamento que ele quer que ela lidere.

    Trump propôs fechar o Departamento de Educação em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, mas o Congresso não agiu para isso.

    A agência emprega 4.245 pessoas e gastou US$ 251 bilhões no ano mais recente.

    Thinktanks conservadores que pediram a abolição do Departamento de Educação propuseram que outras agências pudessem lidar com seus programas de auxílio e deveres de supervisão.

    Tópicos