Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inglês na fase adulta: confira dicas para se manter motivado

    Quem aprende o idioma tem vantagem na vida profissional

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    É comum ouvir que crianças aprendem inglês com maior facilidade do que os adultos, ou então que os adultos têm dificuldade de aprender coisas novas. A verdade é que aprender uma nova língua é um processo desafiador e, na fase adulta, outros compromissos do dia a dia e o medo de errar tornam o aprendizado ainda mais complicado.

    Apesar disso, quem aprende o idioma tem vantagem na vida profissional. Um estudo recente do British Council mostrou que, no Brasil, menos de 5% da população tem algum domínio do idioma, e apenas 1% fala fluentemente. Ao mesmo tempo, mais de 60% das vagas no mercado de trabalho exigem conhecimento em inglês.

    Para Sérgio Sant’anna, COO de franquias da Wise Up, é importante que a pessoa encontre um método que se adapte ao seu estilo de aprendizado e o motive a seguir em frente. “A imersão no idioma, por meio de filmes, séries, músicas e conversas com nativos, é uma das formas mais eficazes”, segundo o especialista.

    Confira dicas para aprimorar os estudos na fase adulta:

    • Técnicas de aprendizado e gamificação

    A repetição espaçada é um dos métodos que podem ser usados. A técnica consiste em revisar o conteúdo aprendido em intervalos crescentes para otimizar a memorização. Já o shadowing, outro exemplo, envolve ouvir um áudio em inglês e repetir imitando o som, ritmo e entonação da fala.

    Além disso, a gamificação por meio de aplicativos como o Duolingo torna o processo mais divertido e interativo.

    • Gerenciamento de tempo

    Criar uma rotina diária é uma forma de manter o foco. A sugestão de Sant’anna é definir metas e começar com objetivos pequenos, que podem ser ampliados gradualmente e ajudam a manter a motivação.

    Ouvir podcasts em inglês enquanto se está no carro ou no transporte público e revisar vocabulário durante o almoço são alternativas para se dedicar ao idioma mesmo com pouco tempo.

    • Não tenha medo de errar

    O especialista comenta que o medo de errar é um dos principais obstáculos para quem aprende inglês na fase adulta. “É fundamental permitir-se cometer erros, pois eles fazem parte do processo de aprendizagem”, comentou.

    Intercâmbio de idioma: como é estudar fora depois dos 50 anos

    Tópicos