Trump alega que “bilhões” foram encontrados em “fraudes governamentais”
Presidente deu créditos ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (11) que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, encontrou bilhões de dólares em “fraude, desperdício e abuso”, no que ele caracterizou como sendo resultado de um “governo administrado de forma incompetente”.
Em uma publicação na rede social Truth Social, o presidente também criticou “certos ativistas e juízes altamente políticos” que “querem interromper isso”.
Os comentários foram feitos no momento em que Trump, o vice-presidente JD Vance e outros altos funcionários do governo atacaram juízes que bloquearam algumas das ordens do segundo mandato do republicano.
Até o momento, tribunais tomaram medidas para bloquear as tentativas de Trump de acabar com a cidadania por nascimento, congelar auxílios e empréstimos federais e cortar agências governamentais, como a de ajuda externa USAID e a Consumer Financial Protection Bureau (Agência de Proteção Financeira ao Consumidor, em tradução livre).
Um juiz também tomou medidas para impedir que funcionários do DOGE acessem o sistema de pagamentos do Departamento do Tesouro.
Elon Musk criticou o magistrado, chamando-o de “corrupto”. “Ele precisa sofrer impeachment AGORA!”, postou no X.
Vance também fez publicações no fim de semana, questionando a autoridade do Poder Judiciário para bloquear as ordens de Donald Trump.
“Os juízes não estão autorizados a controlar o Poder Executivo”, escreveu no X.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato