MT: jovem morre afogado após tentar atravessar rio nadando; entenda riscos
Corpo de Bombeiros ressalta que as represas apresentam riscos específicos como correntes fortes e mudanças bruscas de profundidade


Um jovem morreu afogado após tentar atravessar a Represa do Rio Manso, na Chapada dos Guimarães (MT). O Corpo de Bombeiros Militar localizou o corpo nessa segunda-feira (10) após buscas.
A vítima, de 25 anos, desapareceu enquanto tentava nadar até a outra margem. O caso levanta alerta para os riscos de afogamentos em rios e represas.
O afogamento ocorreu por volta das 17h de domingo (9), quando a vítima e um amigo tentavam atravessar a represa nadando. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o amigo conseguiu chegar à outra margem, mas a vítima desapareceu na água. Imediatamente, as equipes de busca e resgate foram acionadas.
Na manhã de segunda-feira, as buscas foram retomadas. O Corpo de Bombeiros realizou o resgate e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local para os procedimentos necessários. O corpo foi posteriormente liberado para a família.
Corpo de Bombeiros alerta para os perigos de afogamento
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso reforça a importância de seguir orientações de segurança ao frequentar rios, lagos e represas.
“Qualquer corpo d’água oferece riscos e é importante estar atento aos perigos”, afirma o Major BM Cristian.
“Não se afaste das margens, principalmente em locais de águas turvas e de forte correnteza em casos de rios, pois há risco de cair em bancos de areia ou buracos com redemoinhos. Não salte de locais elevados e não pule de cabeça dentro d’água. Isso pode causar lesões graves em locais rasos ou com objetos submersos”, adverte o major.
O Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar nadar em locais não autorizados e a procurar áreas com a presença de guarda-vidas.