
Primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports é confirmada para 2027
Evento será realizado na Arábia Saudita


A primeira Olimpíada de esports foi adiada e será realizada em 2027 em Riad, na Arábia Saudita, informou o Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira (11), como parte de um acordo de 12 anos com o país assinado no ano passado. O evento estava previsto para 2025, mas foi adiado.
O COI vem analisando os esportes eletrônicos há vários anos e formou uma comissão dedicada a encontrar oportunidades de atingir jovens mais envolvidos com jogos.
Com a base de público tradicional envelhecendo gradualmente, o órgão regulador está tentando se conectar com uma geração mais jovem de potenciais fãs das Olimpíadas.
Em 2021, desenvolveu a série virtual olímpica, um empreendimento piloto em esports antes de assinar o acordo com a Arábia Saudita no ano passado para sediar os Jogos Olímpicos de esports.
“Agora há um roteiro muito claro para os históricos primeiros Jogos Olímpicos de esports”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em um comunicado.
Um comitê de seis membros foi criado para definir quais jogos farão parte da primeira edição das Olimpíadas de esports.
A Arábia Saudita investiu bilhões de dólares em eventos esportivos, incluindo futebol, Fórmula 1, boxe e golfe, com críticos acusando o país de praticar “sportswashing” devido ao histórico sobre direitos humanos.
O país, que sediará a Copa do Mundo de futebol de 2034, nega acusações de abusos.