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    Mulheres são maioria entre consumidores de livros no Brasil, diz pesquisa

    Panorama do Consumo de Livros mapeou o perfil e os hábitos de compra dos leitores brasileiros

    Fernanda Pinottida CNN

    Mais de 60% das pessoas que compraram livros nos últimos 12 meses no Brasil são mulheres, segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData e divulgada nesta quinta-feira (6).

    Os dados do ano passado revelaram a divisão de 61% de mulheres e 39% de homens dentre os entrevistados que disseram ter comprado pelo menos um livro no ano passado. A porcentagem subiu em relação aos dados de 2023, quando 57% eram mulheres e 43% homens.

    Para a pesquisa, foram ouvidas 16 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com 18 anos ou mais, através de um questionário via aplicativo de celular com 60 questões. A margem de erro é de 0,8% e o nível de confiança é de 95%.

    Em relação à classe social, a maior parte dos consumidores de livros está na classe C (43%), seguida pela classe B (38,4%), e pelas classes D e E (11,8%). A classe A é a que menos compra livros (6,8%).

    Com isso, as mulheres da classe C sejam as maiores consumidoras de livros no Brasil, representando 27% dos consumidores totais.

    É importante pontuar que estes números também refletem a quantidade de brasileiros em cada classe, já que a classe A é menor que as demais. Ao analisar a porcentagem de consumidores em relação à população total de cada classe social, a pesquisa mostra que cerca de 32% da classe A compra livros; 25% da classe B; 13% da classe C e 6% das classes D e E.

    Em relação à faixa etária, os brasileiros que mais consomem livros estão entre os 25 e 44 anos – intervalo que representa mais de 45% dos leitores.

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