Rogério Carvalho assume liderança do PT no Senado e defende maior ação
Novo líder da legenda quer consolidação de base aliada e bancada mais combativa


O novo líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), quer ajudar a reorganizar a base aliada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Casa e fazer com que a bancada petista seja mais combativa, mais presente em discussões importantes.
Ele teve o nome confirmado como novo líder do PT no Senado na sexta-feira (31). No sábado (1º), já esteve à frente dos senadores petistas nas eleições internas do Congresso.
A avaliação de interlocutores é de que é preciso consolidar melhor a quantidade de senadores que apoiam os projetos do governo Lula para conseguir aprová-los.
A projeção é chegar a uma base relativamente fixa de uns 56 dos 81 senadores. Mesmo assim, nos bastidores, há o entendimento de que esse número deverá variar de acordo com o tema em pauta.
Governistas defendem que Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), novo presidente do Senado, deverá colaborar nas articulações com o Planalto.
A ideia do novo líder do PT é que, nesse processo e nas votações, os senadores do PT sejam mais combativos, especialmente perante a oposição. Isso inclui mais falas e posicionamentos no dia a dia.
Como mostrou a CNN, o PT está com um perfil de líderes mais incisivos para este ano no Congresso.