Marco Rubio diz que assumiu interinamente agência de ajuda externa dos EUA
Elon Musk havia dito anteriormente que Donald Trump aprovou o fechamento do órgão


O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta segunda-feira (3) que é o administrador interino da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).
Isso acontece após Elon Musk, o homem mais rico do mundo e encarregado de reformular o governo federal americano, dizer que o presidente Donald Trump havia aprovado o fechamento da agência.
Em Washington, a sede da USAID foi fechada durante o dia, com funcionários sendo informados por e-mail para permanecerem em casa.
Logotipos e fotos do trabalho de ajuda foram retirados das paredes do prédio. E o site do órgão e contas nas redes sociais foram substituídos por uma versão reduzida da página da agência no site do Departamento de Estado.
Maior doadora individual do mundo
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é a maior doador individual do mundo.
No ano fiscal de 2023, os EUA desembolsaram US$ 72 bilhões em assistência em todo o mundo em diversos setores, desde a saúde das mulheres em zonas de conflito até o acesso à água limpa, tratamentos para HIV/AIDS, segurança energética e trabalho anticorrupção.
Ela forneceu 42% de toda a ajuda humanitária rastreada pela ONU em 2024.
A agência tem uma equipe de mais de 10 mil pessoas.