Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quando vai parar de chover? Veja como fica o tempo nos próximos dias

    Zonas de Convergência do Atlêntico Sul (ZCAS) aumentam chances de chuvas durante o mês de fevereiro

    Felipe Souzada CNN

    Corredores de umidade, que podem formar as chamadas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), tendem a aumentar as chances da região Sudeste de receber mais chuva, durante o mês de fevereiro. As informações são da Climatempo.

    A chuva mais volumosa fica concentrada entre São Paulo, o centro-oeste e o Sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro.

    O mês está começando com pouca chuva e calor, no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha e na parte noroeste de Minas Gerais, mas algum episódio de ZCAS deve se formar sobre essas regiões.

    A situação de alerta para tempestades segue nas áreas da Grande BH, região metropolitana do Rio de Janeiro e Grande São Paulo.

    Alertas em São Paulo

    A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até a próxima quarta-feira (5).

    Nos últimos dias, várias regiões paulistas, entre elas a Grande São Paulo e a Baixada Santistas, sofrem com os transtornos causados pelos temporais, como enchentes e deslizamentos.

    Segundo o órgão, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista.

    As regiões mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, capital e região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.

    A Defesa Civil também afirmou que o Gabinete de Crise, criado no último dia 25, permanecerá mobilizado para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.

    Recomendações para os dias de chuva:

    • Evite transitar por locais alagados;
    • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
    • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
    • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.

    Com informações da Agência Estado

    Tópicos