Colisão nos EUA: Dados indicam que helicóptero estava fora de rota
Aeronave subiu para altitude além da permitida, além de fazer desvio para o centro do rio
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Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
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Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
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Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
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Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
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Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
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Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
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Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
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Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
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Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
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Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
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Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
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Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
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Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução
Dados de rastreamento de voo dos momentos anteriores ao acidente aéreo em Washington, D.C., nos EUA, na quarta-feira (29) à noite indicam que o helicóptero militar estava voando metros acima da altitude máxima permitida e estava desviando da rota prescrita ao longo do lado leste do Rio Potomac.
Dois minutos antes da colisão no ar, os dados de rastreamento de voo mostram o helicóptero militar a 60 metros, que é a altitude máxima permitida ao longo da rota de helicóptero conhecida como Rota 1.
Enquanto o Black Hawk voava sobre o Rio Potomac, os dados de rastreamento de voo indicam que ele subiu de 60 metros para 90 metros, ficando mais perto do aeroporto e mais alto do que deveria.
A aeronave permaneceu nessa altitude até segundos antes do acidente, quando os dados de rastreamento de voo mostram uma rápida descida de volta para 60 metros.
Ao mesmo tempo, o Black Hawk também parece ter virado em direção ao centro do rio, de acordo com os dados de rastreamento de voo, o que teria sido um desvio da rota padrão da margem leste do Rio Potomac.
As curvas do helicóptero teriam deixado ele mais perto do Aeroporto Nacional Reagan, de Washington, do que a rota padrão, já que o avião da American Airlines estava se aproximando do aeroporto.
"Com base nos dados que conseguimos ver, acho que é uma avaliação justa", afirmou Ian Petchenik, porta-voz da FlightRadar24, uma empresa de rastreamento de voos.
Petchenik alertou que os dados de rastreamento de voo do Black Hawk são imperfeitos. O helicóptero militar estava enviando um sinal Modo S, que transmite dados básicos sobre altitude e identificação da aeronave.
O voo da American Airlines estava transmitindo um sinal ADS-B, que fornece muito mais informações ao controle de tráfego aéreo.
"O ADS-B está muito além dos dados padrão do Modo S. Os dados do Modo S permitem que você tenha apenas algumas informações", ressaltou Petchenik à CNN.
Uma compreensão completa dos momentos anteriores à colisão exigirá uma análise completa das caixas-pretas da aeronave, mas mesmo os primeiros dados indicam que o helicóptero não estava na posição correta.