Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inglaterra, França e Alemanha criticam bloqueio de Israel a UNRWA

    Lei que proíbe contato entre autoridades israelenses e a agência de ajuda humanitária palestina entrou em vigor na quinta-feira (30)

    Catarina DemonyJames MackenzieSam Tabahritida Reuters , Londres

    Reino Unido, França e Alemanha reiteraram na sexta-feira sua “grave preocupação” sobre Israel implementar uma lei proibindo qualquer contato entre seus funcionários e a agência de ajuda humanitária palestina da Organização das Nações Unidas (ONU), UNRWA.

    “Pedimos ao governo de Israel que trabalhe com parceiros internacionais, incluindo a ONU, para garantir a continuidade das operações”, afirmaram as três nações em uma declaração conjunta, publicada pelo governo britânico.

    A lei, que foi adotada em outubro e entrou em vigor na quinta-feira (30), proíbe a UNRWA de operar no território de Israel e de ter qualquer contato com autoridades israelenses.

    Israel acusa alguns funcionários da UNRWA de envolvimento no ataque de 7 de outubro de 2023 pelo Hamas e de serem membros do grupo militante palestino.

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse em uma declaração que Israel estava comprometido em facilitar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza, dizendo que a ajuda deveria passar por outras agências internacionais e ONGs.

    “A ajuda humanitária não é igual à UNRWA e aqueles que desejam apoiar o esforço de ajuda humanitária na Faixa de Gaza devem investir seus recursos em organizações alternativas à UNRWA”, disse ele em uma declaração na plataforma de mídia social X.

    “Cumpriremos a lei e continuaremos a facilitar a ajuda humanitária.”

    A ONU disse na quinta-feira que a UNRWA continuava a fornecer assistência e serviços na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

    Estabelecida em 1949, a UNRWA fornece serviços de ajuda, saúde e educação a milhões de pessoas nos territórios palestinos e países árabes vizinhos da Síria, Líbano e Jordânia.