Brasileiro é libertado em Israel, informa Itamaraty
Menor de idade estava em detenção administrativa e foi liberado na quinta-feira (30), segundo comunicado


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou nesta sexta-feira (31) que um brasileiro, menor de idade, foi libertado em Israel, no âmbito do acordo de cessar-fogo feito entre o grupo Hamas e o governo israelense.
Segundo o Itamaraty, o adolescente foi liberado na quinta (30) e é morador da Cisjordânia. Ele se encontrava em detenção administrativa em Israel. O nome do brasileiro não foi divulgado.
O governo disse, em nota, que “saúda, a esse respeito, a libertação”.
“O Brasil exorta as partes envolvidas a respeitarem os termos do acordo e a continuarem as negociações para garantir a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária em Gaza, assim como assegurar as condições necessárias para o início do processo de reconstrução da infraestrutura civil da Faixa”, continua o comunicado do MRE.
O governo brasileiro também declarou nesta sexta que acompanha, com satisfação, a evolução na implementação da primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza, “em particular no que se refere à interrupção das hostilidades, à libertação de reféns israelenses e tailandeses e prisioneiros palestinos, ao aumento do fluxo de ajuda humanitária para a Faixa e à permissão para que deslocados internos retornem a seus locais de origem dentro do território palestino”.
“Reitera, ademais, o apelo pela retomada urgente do processo de paz entre israelenses e palestinos, reafirmando o compromisso do Brasil com a solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, conclui a nota do Itamaraty.
Acordo de cessar-fogo e troca de reféns
A resolução entre Israel e Hamas prevê a troca de prisioneiros palestinos após a libertação de reféns mantidos pelo grupo em Gaza.
Na última quinta-feira, três reféns israelenses e cinco tailandeses foram soltos pelo Hamas, pouco depois, 110 prisioneiros palestinos foram libertados pelo governo de Israel.